Sassicaia, uma jóia da Itália!

sassicaia Outro dia tomei esse sonho de consumo italiano. O Sassicaia é um vinho inovador da Itália. Durante vinte anos, o Marquês Mario Incisa della Rocheta, proprietário da Tenuta San Guido, produziu o vinho sem comercializá-lo, em busca da perfeição.
Originalmente o vinho era consumido por amigos e pela família, e às vezes vendido a particulares. Foi quando em 1970 o filho do Marquês, Nicolò, conseguiu persuadir o pai a comercializá-lo com assessoria profissional dos primos Antinori. Deu no que deu. O Sassicaia é um mito. A Tenuta San Guido, hoje é propriedade do neto do Marquês, Piero Incisa della Rocha que acumula a função de gerente de exportação. O vinho foi o primeiro italiano envelhecido em barricas, foi também o primeiro vinho italiano a receber máximo louvor no periódico do Robert Parker (safra 1985) e foi o primeiro grande cabernet sauvignon do país, já que ele é composto em sua maioria dessa casta, e complementado por cabernet franc.

O que tomei foi da safra 1996, treze anos de vida, que para um vinho desse porte, não causa muita avaria. O vinho tinha uma cor bem escura para a idade, com aromas de terra molhada, grafite e couro. Na boca, aquela acidez característica de vinho italiano, suculento, pedindo comida, com uma textura bem perceptível, de médio a encorpado. Um vinho para marcar. E você, qual vinho te marcou?