Lágrima Canela 2007

lgrima canela 2Walter Bressia já era um reconhecido enólogo Argentino quando no início de 2003 resolveu fundar, junto com sua esposa e filhos, sua própria vinícola, a Bodega Bressia. Batizou o vinho que produz de “vinho de família” em que utiliza o conceito minimalista para o desenvolvimento de todos os vinhos que produz, com o mínimo de intervenção humana apoiada por tecnologia apropriada.

A Bodega Bressia produz 08 vinhos, sendo 06 tintos (Ultima Hoja, Monteagrelo Malbec, C.S, Syrah, Bressia Profundo e Bressia Conjuro-o Top dos tintos) e dois brancos (Monteagrelo Chardonnay e Lágrima Canela), que ele chama de “vinhos para alma”. Os vinhos são maturados em barricas de carvalho francês e americano, permitindo um estilo equilibrado em concentração de madeira. A bodega produz também um espumante chamado Bressia Royale e uma Grappa chamada Bressia dal Cuore.

Tomei o Lágrima Canela 2007, que é uma mistura de Chardonnay com Semillòn, feito em Tupungato-lgrima canela 1Mendoza a uma altitude de 1.100 metros, fermentado e maturado em barricas novas de carvalho francês e americano durante 14 meses. Vinho de cor amarelo ouro, bastante fechado aromaticamente,
mas que na boca mostrava untuosidade, acidez, frescor e final longo, mas achei a madeira um pouco carregada. Talvez a guarda amenize essa aresta. O Lágrima Canela, safra 2006, foi eleito o melhor vinho branco argentino pelo Guia Descorchados 2009 e é um vinho difícil de encontrar até na Argentina. No Brasil há um importador lá no sul, quem quiser mais detalhes me mande um comentário que responderei prontamente.