Retorno aos Posts – a Gastronomia de Porto (PE)

Depois de uma breve semana de recesso volto às postagens no Blog, senão o Eugênio adoece de tanto calo nos dedos [risos]. Nestes dias ausentes estive de férias na belíssima praia de Maracaípe; ali, coladinha de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Como meu interesse pela gastronomia também não é nenhum segredo, e por ser a primeira vez que visitava Pernambuco, fiz questão de “passar em revista” os produtores dos sabores de Porto de Galinhas. Em primeiro lugar fui ao renomado Beijupirá. Um restaurante estrelado pela 4-Rodas e que valeu cada centavo (e realmente é caro!), mas provei o prato da Boa Lembrança, que além de dar muito prazer, dá também um lindo prato de souvenir aos comensais (ver foto). Foi um Filé de peixe BeijuUai – não lembro de ter comido uma manta de peixe tão saborosa – com arroz de couve e pirão de feijão e banana. Divino! Minha esposa pediu camarões flambados, com molho bechamel servido na própria casca de abacaxi com arroz de castanhas. O jantar foi regado a um Espumante Chandon Brut, de Garibaldi-RS, que estava pra lá de muito bom.

prtboalembwimg_0297wimg_0295w

Visitamos outros restaurantes (Munganga, Peixe na Telha e La Tratoria) e o que mais chamou atenção foi o Domingos. Uma casa prá lá de charmosa, que serve de tudo muito bem a um preço honesto, onde não se acredita conter tanta qualidade e requinte. Fomos comer três vezes lá, com direito a uma feijoada “carioquíssima” bem gostosa, no sábado. Os pratos de lagosta são especiais, tanto que existe um dia específico para esta iguaria (sou fã incondicional deste fruto-do-mar!), sempre às 6as.feiras – preço: R$ 29 reais, pasmem! Não perdi tempo: vejam dois dos pratos provados no Domingos. Vinhos bebidos no restaurante: Espumante TerraNova Demisec e Espumante Miolo Brut Rosé.

img_0315wimg_0321wimg_0476w
1a. Pallard de Lagosta grelhada  |  2a.Lagosta em pimenta verde sobre cama de banana-terra


Deixo aqui um “leve” protesto: o guia 4-Rodas (ed.2010) me desculpe mas ele coloca o Domingos em nono lugar entre os restaurantes de Porto, mas em minha avaliação ele caberia certamente entre os três melhores de lá, indiscutivelmente. Não deixem de visitá-lo! Se dizem por aí que o DF é o terceiro maior polo culinário do País, é bem verdade que temos que suar muito a camisa – nós, de Brasília – pois Pernambuco está coladinho em nosso encalço na qualidade gastronômica brasileira. Um profissionalismo de fazer inveja!