Muitos Vinhos e uma festa de Babette!

iconbabet
Clique para ver o vídeo


No último sábado (5), minha equipe de Gastronomia da Faculdade promoveu uma autêntica festa de
Babette, regada a muitos Vinhos! A ideia era simular uma prova de cozinha que faremos na semana de 21/6. Foram convidadas 23 pessoas para a comilança [risos]. Os pratos para este banquete eram seis, com guarnições e acompanhamentos distintos, resultando em 15 preparações simultâneas. Os intrépidos cozinheiros-Chefs deste memorável jantar foram:

Renata Berford, Pedro Eneas, Jorge Lourenço, Gláucia Reis e Antonio Coêlho.

O Menu:

– Frango à portuguesa com arroz pilaf;

– Corvina pochê, molho holandês e batata inglesa;

– Carré de Porco Persillade, gallettes de batata e molho criollo;

– Jambonneau de frango (recheio com duxelles) e omelette;

– Filé mignon, molho Bordelaise e vegetais glaceados;
– Entrecôte recheado, molho de manteiga aromatizada e batata paillasson; e

– Panacota de morangos flambados.


Foi um desafio enorme mas muito gratificante, pois demos conta do recado e todos os comensais saíram satisfeitos com o que provaram. Para vocês terem ideia do sufoco que enfrentamos, vejam os números astronômicos deste jantar: a) 5 Kg de verduras e frutas; b) 3,7 Kg de condimentos e temperos; c) 1 Lt de vinho; d) 2,2 Lts de azeite, óleo e manteiga; e) 7,5 Lts de fundos e molhos; f) 14,3 Kg de carnes. Total = 34 Kg de mantimentos, para 23 felizes convidados…Woww!!

Além da magnífica refeição, não poderiam faltar as bebidas. Vinhos da melhor qualidade para todos os gostos; de espumantes a tintos, passando por brancos e fortificados. Mais sucos e refrigerantes (erch, êpáhh…). Para não perder o costume trago abaixo a lista deles com uma breve avaliação. Os destaques ficam para o Colección Universo, um blend maravilhoso da Neuquén, feito com Malbec, Merlot e Cabernet. Sabor amoras e ameixas. No início aparece o carvalho e baunilha resultante dos 15 meses em barricas, mas logo em seguida se aveluda e causa furor em elegância. Leva ainda 18 meses na garrafa antes da comercialização. Estupenda surpresa. Nota 91 pts. Outro que fez bonito na noite foi Crasto Douro, um velho conhecido que novamente manteve a classe, com ar imponente. Bela estrutura e finíssimo. Toques frutas secas e leve achocolatado. Delicioso e sempre pedindo um pouco mais. 87 pts.

vinhobab

Os Vinhos:

Angelica Zapata Chardonnay 2005 (branco); Espumante Möet-Chandon Brut; Espumante Terranova Miolo; Espumante Rosé Brut Sacchetto (Itália); Nativa Carménère 2008 (Chile); Don Elias Res.Cab.Sauv. 2008 (Chile); Colección NQN Blend 2005 (Argentina); Terra Plana Herdade da Cal (Portugal); Crasto Douro DOC 2007 (Portugal); Lote-43 Miolo (Brasil); Merlot Terroir 2008 (Brasil).