O sucesso do Vinum Brasilis 2010

O III Vinum Brasilis (26/08/10) mais uma vez superou as expectativas. Em novo local para acomodar um maior número de participantes, a feira anual de vinhos brasileiros aterrisou no novíssimo salão de festas do clube da Assef. Um ambiente de extremo bom gosto, com ar-condicionado e pé direito bem alto, propiciando conforto e bem estar aos 600 enófilos.

O encontro, na verdade, começou às 13:00 do dia do evento, quando recebemos  Oscar Daudt (Enoeventos-RJ), Didu Russo (Blog do Didu-SP) e Eugênio Echeverria (Ministrador dos Cursos da WSET no Brasil) para um almoço no restaurante Dom Francisco 402 do meu amigo Edinho. Nesse almoço pudemos degustar algumas raridades brasileiras como o Aurora Millésime C.S. 1999 e Maximo Boschi Merlot 2000.

vinum1vinum2vinum3

Fotos esq.p/dir.Foto 1: Oscar Daudt, Eugênio Oliveira, Antônio Coelho, Didú Russo, Eugênio Echeverria e Gustavo (Pão de Açúcar). Foto 2: Vinhos do almoço. Foto 3: Petrus e Didú Russo

Mais tarde, já no encontro, pude atestar a qualidade de vários rótulos brasileiros que se diferenciaram:

Elos Touriga Nacional-Lídio Carraro, Cave Geisse Brut Rosé, Luiz Argenta Chardonnay, Arinarnoa e Gewurztraminer Casa Valduga, Rio Sol Winemaker´s Touriga Nacional, Taipá Rosé Pericó, Cordilheira de Santana Gewurztraminer e Chardonnay , Pizzato Chardonnay e DNA 99, Salton Virtude 09 com bem menos madeira, Dal Pizzol Touriga Nacional e vários outros. Alguns produtores também marcaram presença, como Jane Pizzato (Pizzato), Juliano Carraro (Lídio Carraro), Rosana Wagner (Cordilheira de Santana) e Daniel Geisse (Cave Geisse), além dos já citados que enalteceram o evento.

vinum5vinum6vinum4

Fotos esq.p/dir.Foto 1: Participantes do evento. Foto 2: Oscar Daudt e Eugênio Oliveira. Foto 3: Salão movimentado.

Não poderia deixar de comentar o sistema de Van para levar os convidados em casa. Eram 10 Vans à disposição dos participantes, que puderam degustar os vinhos sem se preocupar em voltar dirigindo para casa. Havia um acordo, de que não se esperaria mais de 20 minutos por um deslocamento. Presenciei uma Van, levando apenas 01(uma) pessoa para casa, o que mostra total respeito ao convidado. Essa regalia fazia parte do ingresso.

vinum7vinum9vinum8

Foto 1: Oscar Daudt, Didú Russo, Eugênio Echeverria. Foto 2: Jane Pizzato servindo Renato Tosta, Foto 3: Oscar Daudt, Didú Russo, Eugênio Oliveira.

Esse evento só foi possível devido à determinção e garra do amigo Petrus Elesbão, que mesmo com problemas particulares, conseguiu reunir essa quantidade de vinícolas e público interessado. Ano que vem a festa se repetirá, provavelmente em lugar maior, mas com o mesmo sucesso.