Redoma tinto 1995

Tenho uns vinhos tão bem guardados em casa, que às vezes esqueço que eles existem. Esse Redoma tinto 1995 era um desses. Um vinho feito por Dirk Niepoort no Douro, com as castas Tinta Amarela, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinto Cão. A casa Niepoort também é muito famosa pelos vinhos do Porto que produz.

O primeiro Redoma foi produzido em 1991 e a safra 1995 é a terceira de sua existência, sendo precedida pela 1994. Quando redescobri esse vinho em minha adega, tratei de arrumar um pretexto para abri-lo, já com medo de estar estragado.

redoma1redoma3redoma2

Hoje em dia, todo mundo que quer fugir da receita de vinhos pesados, alcoólicos, super encorpados e com excesso de madeira, tem como opção um vinho português. Eles têm uma infinidade de uvas autóctones, que dão origem aos mais diferentes estilos de vinhos. Concordo com tudo isso e acrescento que um vinho português envelhecido, gera um estilo bem peculiar, difícil de ser encontrado. Esse Redoma estava assim, com a cor rubi, atijolado, com aromas de iodo, merthiolate, húmus, couro e mantendo um traço de acidez. Com certeza não agradaria um iniciante ou quem prefere vinhos jovens, mas me agradou em cheio. Vou até ver se não tenho outra garrafa esquecida.