Vinho do Mr. Frog (sapo) com codornas

dsc02158wMinha mais recente investida nas panelas resultou neste delicioso prato: Codornas ao forno, desossadas e recheadas com farofa de pão caseiro e frutas, guarnecidas com arroz de ervas. Para acompanhar, um corretíssimo vinho tinto do Languedoc, da França, o sapinho arrogante.

As codornas fiz para testar uma receita que pretendo mostrar aos amigos Chefs da confraria Toque de Chef. Registrei no painel abaixo 4 fotos do processo de execução do preparo, que demandou certo tempo no desosse das pequeninas penosas…estava destreinado, galera, e convenhamos, desossar as mais minúsculas aves de apenas 180 gramas é pra muito bom cozinheiro, mesmo [risos]. E até que me saí bem, gastando cerca de 10 minutos em cada uma. Mas valeu a pena pois a turma lambeu os beiços de tão saborosas ficaram. De cima para direita temos: codornas cruas prontas para o desosse; recheio da farofa pronto; aves já recheadas e costuradas; e assadas no forno 190 graus por 25 minutos.
codornas
O vinho escolhido foi Arrogant Reserve Frog 2009. Um exemplar que harmonizou com precisão com o prato. Do renomado Domaine Paul Mas, esta ampola tinha bons taninos e boa estrutura. Um blend de Syrah, Grenache e Mourvèdre, que trouxe notas tostadas e frutas frescas à boca. Passa seis meses amadurecendo em barricas americanas e francesas. Uma aposta mais simpática desta incrível vinícola francesa (nota: 89 pts). PS: o prato da vez também poderia harmonizar com um bom vinho branco de corpo médio/pesado, facilmente. Faça o teste!   >:o)