Abdução pela uva Baga de Portugal

baga2005Esta semana voltei a provar uma uva que passei a gostar e admirar… Calma lá, pessoal, não repeti o rótulo (pensaram que quebraria meus princípios facilmente, hein – tomei outro vinho da mesma uva). Trata-se da casta Baga, encontrada na Bairrada, Portugal. Meu contato de 1o. grau com esta baga foi ano passado, num encontro da confraria Amicus Vinum. Na ocasião provei um ícone de Portugal, o Casa de Saima Reserva, da Bairrada. Maravilha de vinho. Uma produção de autor devido à alta tipicidade desta uva extremamente difícil de domar. Fui abduzido… e rumo aos contatos de 2o, 3o. e 4o. graus. [risos]

Agora foi o Luis Pato Baga 2005, que nas mãos deste vinhateiro português, torna-se uma selvagem revestida de seda. Ele é conhecido como um dos primeiros a amaciar com sucesso esta rústica uva, tida como tânica e dura. Hoje é quase um símbolo na região, onde se produzem ótimos vinhos varietais com ela. Este rótulo provado continha ainda uma pequena parte de Touriga (10%). Nota: 87 pts.

Um vinho incrível para acompanhar refeição. Perfeito à mesa. Principalmente se acompanhado pelo leitão assado da Bairrada. Talvez seja uma forte característica desta casta, além de seu suave sabor achocolatado. Que ficou comprovado com minha segunda degustação deste tipo de vinho. Recomendo a todos uma prova, e depois me digam se não tenho razão?