Alter Ego de Palmer, Grand Puy Lacoste, Clos de Thorey…

alterCompareci ao jantar (23/10/10) oferecido pelo casal Marli e Gastão Guaraciaba em sua residência, e tive uma das melhores noites do ano. Recebido pelo Gastão com um de seus velhos conhecidos single-malte, mesmo não sendo um bebedor de whisky, deu para perceber que a bebida era diferenciada. Logo depois partimos para as garrafas que nos aguardavam. Os destaques foram os seguintes:

Alter Ego de Palmer 2006 – Segundo vinho do Chateau Palmer (Margaux), se mostrou muito agradável apesar da safra recente. Os taninos sem agressividade, aromas de cassis e um tostado leve, tudo bem delicado, foi o vinho que mais agradou a maioria dos participantes.

Château Grand Puy Lacoste 2004 (Pauillac) – Esse é o primeiro vinho do château e de uma safra não tão glorificada, o que significa que estará pronto muito antes que os de grandes safras. Aqui aromas bem mais complexos, medicinais, de iodo, mertiolate e cravo. Um vinho mais denso e robusto que o Alter Ego, mas sem ser um vinho pancadão. Foi o meu preferido.

Clos de Thorey, Nuits-Saint-Georges Premier Cru 2006 (Domaine Rodet) – Um pinot noir dagastao Borgonha com todos os atributos. Corpo bem mais leve que o Bordeaux, cor mais translúcida, acidez marcante e amargor característico. Agradou a todos.

Os vinhos, já sabíamos que eram de qualidade, então a maior surpresa da noite foi descobrir que o jantar foi todo preparado pela Marli que se revelou uma verdadeira chef, fazendo pratos e sobremesas maravilhosos, que dificilmente seriam batidos em restaurantes da cidade. Parabéns e obrigado pela noite. Na foto o casal anfitrião.