Sancerre Le Chêne-Saint Etienne 2002.

lechene1Vinho branco do Loire, feito por Henri Bourgeois, importante produtor e comerciante de Sancerre em Chavignol. Esse Le Chêne é um de seus vinhos de primeira linha.

 O nome Saint Etienne vem de uma árvore de carvalho histórica, plantada na região em 1560, e com 435 anos de idade. Ela media 37 metros de altura (equivalente a um prédio de 10 andares), seu tronco media 20 metros e tinha uma circunferência de 06 metros. Pesava 35 toneladas.

 Em junho de 1993 uma grande tempestade golpeou a árvore mítica. Cammille Gauthier, lenhador, comprou esse general da floresta com muita determinação, pois ela despertou a cobiça dos amantes de madeira de todo o mundo. A árvore foi cortada em 17/03/1995 em cerimônia memorável, transmitida pela televisão. Seu destino era ser usada na construção de barris para os vinhos da propriedade. Após 04 anos secando, deu origem a 40 barris de 228 litros e algumas meias-pipas de 600 litros. Saint Etienne é o nome da árvore que batiza esse vinho de Henri Bourgeois, e aparece no rótulo do mesmo.

O vinho é produzido a partir de uma seleção de vinhas muito velhas da aldeia de Chavignol, delechene2 baixo rendimento, assegurando uma ótima concentração. Toda vinificação é feita por gravidade. A fermentação ocorre em madeira nova, com serpentinas instaladas em cada uma delas, e durante a maturação o vinho é agitado, colocando novamente a borra em suspensão, duas vezes por semana, tornando o vinho mais rico e untuoso.

O vinho é 100% sauvignon blanc, de cor amarelo-dourado brilhante, com nariz muito aromático e poderoso, bem herbáceo. Na boca ele é encorpado e fresco. Um Sancerre de excelente qualidade, que infelizmente, como vários vinhos do Loire, não tem importador no Brasil.