Vinho australiano no Your’s, com Porco

y-langhorneAo final do 2. festival Sabor Suíno, encerrado há duas semanas aqui em Brasília, fui provar um Stinco de Porco, no restaurante YOUR’s, na QI-11 (Lago Sul). Fui numa 6a.feira, casa cheia e atendendo com reservas. O prato pedido era: Estinco de porco assado com o próprio molho, acompanhado de arroz cremoso de limão e ervas. Por módicos R$ 34,90. Olhem só a foto do joelhão do porco, que estava derretendo literalmente no garfo e na boca [risos].

Apesar de quase 50% dos brasileiros preferirem o sabor da carne suína em detrimento da bovina, o consumo é bem inferior, não chegando aos níveis do resto do mundo, onde esta maravilhosa e saudável proteína animal é mais apreciada. Segundo o presidente do DFSUIN, Marcelo Lopes, a venda da carne suína teve um aumento de 400%, no 1o. festival de 2009. “Nosso objetivo é aumentar esse número e aprimorar a logística dos frigoríficos para que os restaurantes participantes possam manter os pratos mesmo com o encerramento do Sabor Suíno de 2010”, destacou. Conheça o Sabor Suíno (aqui).

Para acompanhar esta iguaria escolhemos um vinho australiano diferente e interessante, após uma atenta revista na carta de vinhos. Muito bem orientado pelo sommelier do restaurante, escolhi um Langhorne Crossing Red 2006. Um corte bem feito de Shiraz e Cabernet, da vinícola Bleasdale, uma das mais antigas familiares da Austrália. Com estágio de 18 meses no carvalho, possui uma acidez marcante que não chega a prejudicar o conjunto. Certo veludo e notas de chocolate e especiarias. Aroma de frutas pretas. Encorpado. Surpreendente ampola. Nota 86+ pts.