Porta dos Cavaleiros: um clássico da “terrinha”

pcavaleirosDão Porta dos Cavaleiros 1996. Este clássico de Portugal foi provado semana passada e estava guardado em minha adega há três anos… apreensão ao abrir, pois sua rolha estava debilitada, chegando a se partir, mas felizmente não prejudicou o vinho. O lacre é de cera aplicada artesanalmente; pode-se imaginar ela sendo derramada derretida sobre a boca da garrafa. Super bacana (vejam foto abaixo)!

O interior da ampola apresentou-se incrivelmente inteiro, apesar de poucos aromas. Na boca ainda mantinha notas de chocolate, pouca adstringência e muita borra pelo demasiado tempo de guarda e o tipo de armazenamento, sem filtragem. Feito de uvas Touriga nacional, Aragonês, Alfrocheiro e Gaen. Vinho fácil, excepcional acompanhamento para uma boa refeição. Diria que pelo capricho na produção ele possa realmente aguentar mais 10 anos (como o da safra 86), mesmo que não evolua mais. 

pcavaleiro2wpcavaleiro1w

Sua safra 1986 chega a ser comercializada por 200 dólares!…muito pela tradição do que pela qualidade. Esta que bebi (1996) me custou U$ 25. Valeu pela história, que remete à vinícola Caves São João, uma das melhores do Dão para vinhos de guarda. E que envelhecimento! Para quem aprecia estas belas ampolas portuguesas de tradição e elaborada produção, eis a dica! Não percam esta oportunidade de provar um vinho de guarda facilmente acessível e valioso.