Os perigos na divulgação dos benefícios do vinho

wsespecial-2As últimas quatro edições da revista Wine Spectator, na versão Web, trazem artigos enaltecendo o consumo de vinho devido suas propriedades “medicinais”. Como sou leitor assíduo da revista, vejo um certo exagero da publicação onde visa nitidamente o aspecto mercadológico, mais que a obrigação de informar ao leitor a respeito dos trabalhos médicos sobre o assunto. O resveratrol é benéfico até certo ponto, e nossa obrigação como divulgadores do vinho – um produto obtido à base de álcool – é alertar os consumidores da bebida para os perigos à saúde.

Não é a primeira publicação norte-americana que conheço que pratica este tipo de publicidade ferrenha e exagerada. Vejam duas publicações da revista onde aparecem os @-Newsletter aos assinantes, além de edições especiais sobre saúde e bem-estar para consumidores de vinho. Se o objetivo é obter lucro para as indústrias, e a saúde das pessoas, como fica? Na imagem anexa, a matéria ao fundo traz: “Extrato da semente da uva pode combater a Leucemia e Obesidade”. Já a edição especial, com 40 páginas, diz na manchete: “O Poder de Cura do Vinho”.
captura-2a
Isso acontece também com outras revistas científicas, como a Sky & Telescope ou Astronomy Magazine – revistas sobre Astronomia -, que durante certo tempo usaram e abusaram do sensacionalismo para vender. Em diversas ocasiões, nós, astrônomos, nos deparamos com reportagens sobre a passagem de brilhantes cometas recém descobertos, os quais sabíamos que não produziriam os espetáculos visuais anunciados nas revistas. Assim também era com chuvas de meteoros que surgem de tempos em tempos, cuja beleza pirotécnica somente seria vista para observadores situados em um determinado ponto sobre a Terra, não sendo visível para o resto do planeta. Tradução capa ao lado: Alerta de Tempestade – como assistir à maior chuva meteórica do século.

Por outro lado a publicação norte-americana de vinho presta bons serviços com a divulgação de cuidados com a saúde em geral, trazendo matérias informativas sobre bem-estar. Sempre com artigos baseados em pesquisas médicas, saúde e alimentação. Isto é ótimo e louvável, mas não podemos esquecer dos exageros quando o tema é os benefícios do vinho e as consequências com a ingestão do álcool. Devagar com andor que o santo é de barro. Pelo sim ou pelo não, beba moderadamente. Sinta o que seu corpo “fala”. Não acredite em tudo que a mídia diz. Aliás, vamos então derramar umas pro santo [risos]. Tim-Tim!!