La Baume – um vinho para surpreender

labaume06Este vinho foi bebido num domingo, acompanhando uma refeição preparada em casa, naqueles dias em que você só quer curtir uma preguiça. Não que foi nossa surpresa a ótima combinação com a produção do dia: um fettuccine com molho de frango ao sugo, azeitonas e basílico, guarnecido com salada de almeirão e rúcula e queijo parmesão Reggiano; que não podia faltar, né!

O vinho era o La Baume Syrah 2006. Pronto. Cor rubi e razoavelmente encorpado. Simplesmente delicioso. Nada mal para um francês de apenas 50 reais. Isto mesmo. Um custo benefício impressionante para qualidade desta ampola do Languedoc-Rousselin, na França. Aroma de frutos negros com sabor frutado e especiarias, com longuíssima persistência. Um vinho sem madeira, 100% amaciado em tonéis de aço, resultando da valorização da fruta. Apesar da falta de estágio em madeira ele é carnudo e combina enormemente com comida.

Produzido por uma das maiores vinícolas francesas, o grupo LGCF, que tem em seu portfolio dois outros campeões de venda, o J.P.Chenet e Baron D’Arignac, que particularmente detesto ambos. Entretanto, inadvertidamente, comprei esta garrafa sem saber da origem e me dei bem [risos]. Indico aqui no Blog e recomendo a prova dos amigos internautas. Garanto: não se arrependerão – 89 pts.
Ainda tem força para mais três anos, nesta safra 2006. Inacreditável mas é verdade!