Lafite-Rothschild 2004

lafite1O chateau Lafite-Rothschild pertenceu em sua origem, assim como os ch.Latour , ch.Mouton e Calon-Ségur , à família Ségur. No século XVII pertenciam a Jaques de Ségur e no XVIII a Nicolas-Alexandre de Ségur. Quem conhece o rótulo do Calon-Ségur sabe que há um coração envolvendo o nome. Nicolas colocou o coração indicando que esse era o vinho de sua preferência, mesmo sendo ele também proprietário de Latour e Lafite.

No século XX, Lafite foi transformado em base nazista durante a invasão da França pela Alemanha. Agora no século XXI se tornou o vinho mais procurado de Bordeaux, devido à entrada dos chineses no ramo dos vinhos Premium. A justificativa é que o nome “Lafite”, por não conter o fonema da letra “R”, se torna de fácil pronúncia para os chineses. Isso fez com que o vinho que já era o mais caro dos Premier Grand Cru Classé de Bordeaux se tornasse inacessível. Quem acompanha os preços desses vinhos pôde perceber a subida estratosférica do Lafite nesses dois últimos anos.

O Lafite também foi o personagem principal do livro de Benjamin Wallace, lançado no Brasil com o título de, O vinho mais caro da história, em que ele conta a história ao redor de uma garrafa de Lafite 1787, que teria pertencido a Thomas Jefferson. Leitura obrigatória para quem gosta de vinho.lafite2

A experiência de tomar o Lafite só foi possível graças a mais uma generosidade do amigo Renato Ramos, que já me proporcionou outras oportunidades tão marcantes quanto essa. O vinho era da colheita 2004 (90% C.Sauvignon), que não foi uma grande safra em Bordeaux, e por isso mesmo já estaria mais pronta para ser bebida. Na verdade, o vinho poderia ser guardado por mais algumas décadas (apesar de ter achado a rolha curta para um vinho com esse potencial de envelhecimento), mas já proporcionava prazer. Cor bem violácea, ao ser transferido para o decanter explodiu em aromas de ameixa, com leve adocicado. Com o passar do tempo o vinho foi se fechando aromaticamente, bem diferente de quando passado para o decanter. Na boca estava completo, equilibrado, opulento e elegante.