O IV Vinum Brasilis está chegando !

Nos dias 17 e 18 de agosto Brasília será a sede do vinho nacional durante a quarta edição do Vinum Brasilis. O evento acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e irá reunir cerca de 30 vinícolas brasileiras distribuídas em stands nos quase mil metros quadrados disponíveis para o encontro. As principais empresas do país estarão mostrando novidades e vinhos consagrados de suas adegas. Serão apresentados cerca de 300 rótulos, muitos já receberam prêmios nacionais e internacionais. A expectativa este ano é que duas mil pessoas passem pela feira degustando e conhecendo vinhos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Importantes nomes da vitivinicultura brasileira estarão no Vinum Brasilis dividindo espaço com figuras de destaque na mídia nacional como Didú Russo, Manoel Beato, Marcelo Copello, Bruno Agostini dentre outros.
brasilis1
O Vinum Brasilis acontece simultaneamente ao 23º Congresso Abrasel e estará aberto das 15h30 às 22h. “A parceria com a Abrasel nacional respalda ainda mais o trabalho que temos feito pelo vinho brasileiro.”, afirma Petrus Elesbão, organizador do Vinum Brasilis. O público em geral poderá comprar o convite para o evento através do www.abrasel.com.br, diretamente no Centro de Convenções ou junto à ABS-DF e à SBAV-DF. O valor da entrada é de R$ 60 por dia.

O Vinum Brasilis é realizado pelo enófilo Petrus Elesbão. Em 2004, com o apoio de Renzo Viggiano e Wesley Brito, companheiros da Confraria Amicus Vinum, ele decidiu reunir três vinícolas em um evento para cerca de 100 pessoas. O encontro foi um sucesso e no ano seguinte Petrus decidiu dar continuidade ao projeto. O evento cresceu e com o passar dos anos se firmou na agenda de Brasília e das vinícolas. Em 2008 finalmente é batizado de Vinum Brasilis e toma a cara que ele tem hoje. “Há oito anos o vinho nacional tinha bem menos visibilidade, felizmente isso mudou.”, afirma Petrus.
Em 2010 o Vinum Brasilis recebeu 19 vinícolas e teve um público de 600 pessoas em um único dia de evento. Com a ampliação da data para dois dias a expectativa é de mais resultados para as vinícolas e aprendizado para o público. “O vinho nacional ainda vai surpreender muita gente. O produtor brasileiro vem se preocupando cada vez mais com seus vinhos.”, complementa Petrus. Além dos vinhos, os visitantes poderão provar também suco de uva natural trazido pelas vinícolas, uma diversificada mesa de frios e queijos especiais.
brasilis2
Outro destaque e novidade para o IV Vinum Brasilis é a montagem de uma sala de aula onde acontecerão palestras com diversos temas ligados à área de vitivinicultura e o mercado consumidor brasileiro. Profissionais renomados irão falar também sobre o serviço do vinho e as formas de elevar as vendas do produto.
O Vinum Brasilis visa ainda o maior conforto e segurança de todos os participantes. Por isso vai colocar à disposição o Transporte Amigo, um serviço de traslado gratuito oferecido durante o evento. Doze Vans irão fazer saídas periódicas do Centro de Convenções com destino a Asa Sul, Octogonal, Cruzeiro, Sudoeste, Lago Sul, Asa Norte e Lago Norte, deixando os passageiros o mais próximo possível de seu destino. Fotos de Oscar Daudt.
 
O Vinum Brasilis 2011 conta com os seguintes apoiadores:

Abrasel
ABS-DF
Amicus Vinum
Amigas do Vinho
Babel
Beirigo Distribuidora
Boa Nata
Bom Destino
SBAV-DF
Site Decantando a Vida
LC Decorações
Gastrô Comunicação
IBRAVIN
Pão-de-Açúcar
Sant´Ângelo
 
Veja a lista completa de vinícolas confirmadas até o momento para o IV Vinum Brasilis:

1. Adolfo Lona
2. Antônio Dias
3. Aurora
4. Boscato
5. Casa Valduga
6. Cavalleri
7. Cave Geisse
8. Club Des Sommeliers
9. Cordilheira de Santana
10. Dal Pizzol
11. Domno Brasil
12. Don Bonifácio
13. Don Giovanni
14. Don Guerino
15. Don Laurindo
16. Gran Legado
17. Irmãos Basso
18. Irmãos Molon
19. Lídio Carraro
20. Luiz Argenta
21. Maximo Boschi
22. Miolo Wine Group
23. Orgânicos
24. Pericó
25. Pizzato
26. Rio Sol
27. Salton
28. Sanjo
29. Suzin
30. Vallontano
31. Villaggio Grando
 
Data: 17 e 18 de agosto de 2011
Horários: 15h30 às 22h
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães – SDC Eixo Monumental, lote 5, Brasília-DF
Vendas no Site DCV (www.decantandoavida.com)
Valor: R$ 60 por dia 
 
RAIO X DO EVENTO
Edição 2010
• Data: 26/08/10
• Local: ASSEFE
• Vinícolas: 19
• Público total: 600
• Rótulos apresentados: aprox. 200
Edição 2011
• Datas: 17 e 18/08/2011
• Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães
• Vinícolas: 30
• Público total: 2 mil
• Rótulos apresentados: aprox. 300