Latour 92. Existe safra ruim?

latour1Essa é considerada uma safra difícil em que a chuva retornou um dia antes da colheita, e é classificada como mediana. A cabernet sauvignon (75%) e a merlot (20%) respondem por quase a totalidade do corte, que nesse ano foi complementado com cabernet franc (4%) e petit verdot (1%).

Graças a Deus, safras medianas não recebem louvores exagerados de críticos internacionais, e com isso não atingem valores impensáveis. Se quiser tomar um vinho famoso, caro, badalado, procure por safras desconsideradas, pois as aclamadas serão muito mais caras e provavelmente não estarão prontas para entregar o prazer que se espera; e o mais importante: Quem compara safras é quem tem a oportunidade de tomar várias latour2(muitas mesmo) garrafas do mesmo vinho, situação que não me cabe e não cabe à maioria das pessoas. Resumindo, vinho badalado, safra “ruim”.

Disse tudo isso para descrever o que o Ch. Latour 1992 comprovou. O que mais me impressionou nesse vinho de quase 20 anos de idade foi a sua vivacidade. A cor continuava negra, sem nenhum sinal de evolução ou cansaço. O nariz continha fruta concentrada, com surpreendente frescor, mas também tinha o tostado e uma leve menta. Na boca é um vinho encorpado, marcante, intenso sem ser frenético. Não posso afirmar, mas parecia um vinho imortal.