O pioneirismo do Decantando a Vida

O Decantando a Vida teve uma participação inédita no IV Vinum Brasilis. Pela primeira vez, um blog participou de uma feira nacional de vinhos em que as principais vinícolas do país estiveram presentes. Na presença de 2.000 pessoas o DCV aportou com um estande próprio, em que serviu rótulos de pequenos produtores que não estavam presentes. Alguns vinhos jamais haviam sido apresentados em uma feira e provavelmente nunca serão. Sejam por sua raridade ou por não estarem mais no mercado. Chardonnay Zero SO2-2008-Marco Danielle, Cave Ouvidor Peverella 2005 e Era dos Ventos 2008 foram alguns deles.

estande1

Outra iniciativa pioneira foi a de servir vinhos de nossa adega particular, já que os produtores contactados não entenderam a proposta e se negaram a enviar suas garrafas. Para não cometer injustiça, o único que atendeu nosso pedido foi o Elephant Rouge, e por coincidência ou não, acabou conseguindo um representante na cidade.
estande3
O estande foi um sucesso, o público visitante teceu muitos elogios aos distintos vinhos, que eram bem diferentes dos convencionais. A resposta foi além do esperado, os participantes queriam saber onde comprar, e na ausência do produtor, eram bem francos ao dizer quais exemplares tinham gostado ou não, sem medo de desagradar. Achamos que a presença do produtor é fundamental, pois ninguém melhor que ele para explicar sua cria, mas na sua ausência constatamos maior abertura do enófilo, sem receio de dizer o que pensava. Esperamos que em uma próxima oportunidade, possamos ter uma adesão maior dos produtores contactados, pois foi uma vitrine suntuosa para os vinhos apresentados. Além dos quatro já citados, também foram servidos Valmarino Reserva de Familia (corte) 2005 e Marson Gran Reserva C.S 2004 (todos vinhos brasileiros). Nas fotos os editores sendo gravados por Didú Russo.