Revista Decanter elege blogs como a 16 maior influência no mundo do vinho!

dc1A revista inglesa Decanter divulga, a cada dois anos, a lista das 50 pessoas mais influentes no mundo do vinho; que ditam o que está na sua taça hoje. Chamada de The Power List, a de 2011 elegeu na décima sexta posição os “Blogueiros amantes de vinho” (The amateur wine blogger), abaixo o artigo traduzido:

Como meio de comunicação social, os blogs  continuam a sua propagação inexorável online, onde cada um agora é um crítico; ou, pelo menos, qualquer pessoa com conhecimentos básicos de informática. A facilidade, tanto de criação de blogs como conversas on-line sobre vinho, significa que os consumidores são capazes de compartilhar informações e opiniões entre si como nunca feito antes (diminuindo assim a importância do crítico profissional). Como os mercados de vinhos, como o dos EUA, continua a amadurecer, os consumidores estão mais confiantes em seus próprios julgamentos e de seus pares. Comentários on-line têm poderes consumidores da mesma maneira que a mídia impressa, e o resultado é um mundo de visões rápidas, que são cada vez mais uma referência-chave, em que enólogos e produtores podem se engajar.

Um dos problemas que vejo nos blogs é que os mesmos parecem estar muitodc2 amarrados aos comentários e notas dos críticos internacionais. Vê-se claramente que a opinião do blogueiro está calcada no que o crítico disse e/ou a nota que deu. Sejamos mais autênticos, e então os blogs atingirão um novo patamar de respeito.