Você conhece o espumante Estrelas do Brasil? Um dos melhores do país!

Foi um dia incrível. Conhecer a Estrelas do Brasil é um programa imperdível para quem gosta da vida e de vinhos diferenciados. Irineo Dall´Agnol, enólogo e proprietário, antes de me apanhar, perguntou se não queria levar mais três pessoas comigo. Como uma das coisas boas do vinho é compartilhar, convidei Orestes de Andrade (Ibravin/Ponto Doc Comunicações), Affonso Nunes (Vinho sem Frescura) e Deise Novacoski (oGlobo/Eça) que aceitaram de prontidão.

estrelas3estrelas7

Ao chegar ao local o que impera é a paz e o silêncio. Percorremos a propriedade conhecendo parte dos vinhedos e dos projetos de transformar o lugar em centro turístico. Depois retornamos a casa para degustar os vinhos, o que foi feito ao ar livre em um dia ensolarado, de frente para aquele vale inesquecível. Sentados em cadeiras artesanais, debaixo de sombra, e de frente para aquela imensidão, Irineo começou a degustação servindo o brut prosecco charmat de única fermentação e o brut riesling itálico ISV1 que são bastante corretos e de perfil mais comercial. Toda vinícola tem que ter produtos de giro e os dele não deixam nada a desejar aos encontrados no mercado.

estrelas6estrelas4

Mas eu estava ali para tomar os diferenciados e então começou a sequência dos faixas-pretas.

Estrelas do Brasil brut Rosé Pinot-Noir 2009– Feito pelo método champenoise com leveduras encapsuladas, 100% pinot noir, tem uma cor rosa delicada como pouco se vê em espumantes brasileiros, tendendo para o salmão e de uma complexidade no nariz que remete a leveduras, pão, frutas secas…

Estrelas do Brasil Brut Champenoise 2006– Também feito com leveduras imobilizadas e eliminando a reumuagem. Composto das castas chardonnay, viognier e riesling itálico ISV1 provenientes dos vinhedos de Bento Gonçalves e Nova Prata. Eu fui lá para tomar esse vinho, que havia conhecido no mês anterior. Espumante maturado, de cor de ouro velho, com untuosidade magnífica, aromas de mel, amêndoa, cravo, um pouco de Jerez, bastante leveduras, pão torrado, é disparado o melhor espumante brasileiro para o meu gosto. Como disse o próprio Irineo, e concordo plenamente, ele fica melhor ainda quando o gás se esvai (chega a ser um contra-senso, fazer duas fermentações para adicionar gás e depois esperar ele sair par tomar, mas ele tem toda razão) e diria que se tomado em copo de vinho tranqüilo em vez de flute, se torna imbatível, e foi assim que foi degustado. Tomamos duas garrafas desse vinho, todos ficaram maravilhados e ligações telefônicas para os amigos começaram a ser feitas na tentativa de dividir aquela emoção com pessoas que tínhamos certeza que apreciariam estar ali.

estrelas5estrelas8

Apesar de já estarmos satisfeitos com o que havíamos provado, Irineo ainda tinha algumas surpresas, e apresentou seus dois vinhos tintos. Primeiro ele abriu o Dall´Agnol DMD 2005 (que na verdade já estava em decanter quando chegamos) e segundo seu criador, necessita de 10 horas para se mostrar e esse tempo ainda não havia ocorrido. Discordando do autor, a Deise achou que o vinho estava perfeito e que não havia razão para melhorar. Aromas de azeitona e chá preto dominavam esse vinho bastante peculiar. Em seguida foi aberto o Dall´Agnol Superiore 05, feito de c.sauvignon, merlot, c.franc e tannat, também bastante distinto com cor bem escura não aparentando evolução;  no nariz muita fruta seca.

estrelas1estrelas2

O post já está enorme, mas não poderia deixar de agradecer ao Álvaro Cézar Galvão, que no mês passado quando estivemos juntos em Bento Gonçalves, visitou a Estrelas do Brasil e ao chegar ao hotel com duas garrafas de espumante, generosamente as abriu com os jornalistas e assim pude conhecer esse emocionante vinho Brasileiro e querer visitá-los.

Agradeço também ao Irineo, que gentilmente nos buscou para nos mostrar seu santuário e em mais um gesto de generosidade quis nos presentear com seus vinhos, que prontamente recusamos, e fizemos questão de comprá-los, prestigiando o produtor. E por último aos amigos Deise, Orestes e Affonso que dividiram comigo essa tarde inesquecível.