Opalo, vinho argentino sem madeira?!

opalobPodem acreditar, existe vida fora do barril na terra de los hermanos [risos].
Brincadeiras à parte, em minha última estada em B.Aires, trouxe na bagagem esta ampola; como sempre garimpada com esmero.
Trata-se do Opalo Blend 2008. Um vinho tão diferenciado na Argentina, que os próprios patrícios não o conhecem. Poucas adegas possuem um exemplar para venda.

O motivo não podia ser outro: seu produtor não usa madeira em suas criações. E fazem questão de estampar isto nos rótulos. A princípio não acreditei muito na qualidade, mas levei os dois modelos que o inovador vinicultor Mauricio Lorca produz, o Opalo Malbec e o Gran Opalo Blend. Na prova, aprovou! Bons Aromas frutais e especiarias, com couro. Desta garrafa são produzidas apenas 1.300, pois trata-se de um corte raro na Argentina: 30% malbec, 30% cabernet, 30% Syrah e 10% p.verdot.

Surpreendente vinho. Sem os mascaros dos vinhos fortemente barricados, ele possui verdadeiro sabor de terroir. Mostrando sensibilidade do enólogo em buscar maior frescor às uvas do parreiral. opalo1Ótima estrutura e harmônico, apesar da alta graduação alcóolica: 14,5%. Bons taninos, suaves e médio final de boca. Nota: 89 pts. Belo produto e uma boa pedida para quem deseja ver como se faz vinhos de qualidade na Argentina. Tente prová-lo.