O Sucesso do Deguste de Formatura

Foi um projeto final para ficar na lembrança.
Aproveito este espaço para agradecer a todos os amigos do vinho e da gastronomia, que prestigiaram meu projeto de Jantar de conclusão do curso de Gastronomia. Para quem não está familiarizado com a vida universitária, esclareço que a entrega do plano de trabalho, neste caso específico da gastronomia, era a venda direta ao consumidor de 50 pratos em um restaurante comum da cidade. Sem o qual não é possível finalizar o projeto, além da entrega do relatório TCC-Trabalho de Conclusão de Curso. Um agradecimento especial ao meu grupo e parceiros de panelas: Renata Berford, Pedro Eneas e Jorge Lourenço. Vocês estarão sempre no meu coração! VALEU.

p1010079ap1010068ap1010115ap1010114a

A galera atendeu prontamente nossa convocação e compareceu em peso. Foram 61 comensais a lotar o pequeno restaurante Albamonte aqui de Brasília, que se esmerou pelo atendimento aos convidados. Vocês foram verdadeiras “cobaias” que me ajudaram na conclusão desta aventura magnífica e que me enche de orgulho, após quase 14 anos longe dos bancos universitários. E lá se vão quatro cursos superiores!

Um sabor especial é o que absorvi nestes dois anos que passei literalmente dentro das cozinhas e dos laboratórios do IESB. Agradeço imensamente aos professores e especialmente àqueles que se tornaram meus mestres, pois lembro que professores há muitos mas somente os poucos mestres permanecem em nossa mente até a morte. Agradeço, ainda, ao parceiro apoiador ART du VIN, que abrilhantou o Jantar com seus vinhos, representando o Brasil e a Itália.

p1010023ap1010008ap1010036ap1010123a

Um agradecimento especial a minha família, que além da tarefa de “cobaia”, acreditaram no meu novo projeto de vida e nesta louca empreita. Foi uma celebração à aventura! Meses e meses de treino duro de fórmulas, receitas, preparos saborosos e outros nem tanto. Muito estudo técnico e teórico dos alimentos e sua produção, na cozinha e fora dela. O estudo de empreendedorismo foi muito salientado na teoria e na prática. Planilhas e planilhas de cálculos que íam da produção industrial ao projeto de negócio, dos percentuais calóricos dos alimentos ao controle de estoque e caixa em retaurantes. Enfim, um curso abrangente e com ótima “pegada” na cozinha e fora dela, no salão, principalmente.

p1010047ap1010046ap1010118ap1010106a

Valeu galera! Obrigado por tudo. Principalmente pela paciência nestes dois anos.
De alma lavada e agora coroada pela nova profissão conquistada, me preparo para fazer valer o diploma de Gastrólogo.
Um forte abraço a todos.
Antonio Coêlho [Cozinheiro in Chef]