Sassicaia e um Bordeaux 1er CRU

sassicaia1O jantar de Confraternização de fim de ano da confraria Amicus Vinum, preparado pelos confrades Renzo, Mário, Keyla, Adroaldo, Ângela e Antonio (este Editor), foi brindado com duas ampolas “de peso”.

O primeiro foi o Château Figeac 2005, um clássico Bordeaux Premier CRU da comuna de Saint-Emilion, da laureada safra 2005. Corpo médio, com aromas de estrebaria e baunilha. Corte tradicional de Cabernet sauvignon, merlot e Cabernet Franc. Ainda fechado devido a pouca idade – seis anos para um destacado Bordeaux é muito cedo para mostrar seu potencial. E potencial definitivamente este exemplar tem de sobra. Nota: 92 pts.

Para minha alegria, a noite foi especial pela prova do segundo vinho, um Tenuta San Guido – Bolgheri Sassicaia, o lendário Sassicaia. Apesar da safra ser 2006, o que confirmou nos aromas e no sabor, este fabuloso supertoscano estava como um bebê: novinho e fechado. Mas se engana quem pensa que não tinha “pegada”. Incrivelmente, estava quase pronto ao consumo. Afora a adstringência marcante (que deve ser amainada com umas três horas de decanter), mostrava seus dotes de elegância, longevidade e complexidade. Aromas de mentol e couro. Ele foi o primeiro vinho italiano a estagiar em madeira [no início da década de 1970], como também o primeiro a usar uvas não autóctones, pois é feito basicamente de Cabernet Sauvignon. Por isso foi chamado de “Super Toscano”, o primeiro supertoscano da história vinícola da Itália. Nota: 93 pts.

No Brasil este vinho ganhou uma emocionante e lendária história contada no filme Estômago, do produtor Marcos Jorge e ganhador do Prêmio Melhor filme do Ano 2008, no festival do cinema brasileiro. Clique (aqui) para ver matéria sobre o filme. Agradeço ao amigo Mário Viggiano por trazer este clássico vinho direto do País da Bota. Valeu!