Quinta dos Carvalhais no Alice

qcarvalhaisNo mês de meu aniversário (dezembro) comemorei meus vinte e uns…aninhos [risos] abrindo um dos bons vinhos de Portugal.

O Quinta dos Carvalhais Colheita 2004 é um dos rótulos top da linha de vinhos da poderosa vinícola portuguesa Sogrape. Feito de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro, clássico blend da região do Dão, seu conteúdo concentra elegância e estrutura na medida. Elaborado pelo experiente enólogo Manuel Vieira, que o deixou maturando por 12 meses em toneis de madeira, e só envasou 1.500 garrafas. 

A prova deste vinho foi no restaurante Alice Brasserie (QI 17, Lago Sul, Brasília, 3248-7743), harmonizando esplendidamente com o menu da vez: um duo de Canard, com magret e confit de coxa de pato pra lá de gostoso. Um exagero de delícia. Se um magret (peito de pato) já sacia qualquer mortal, imagina somado a um confit (coxa confitada)? Dos sonhos! Aproveite esta semana que ela está participando do festival Brasília Restaurant Week, com o prato Frango Miroton, com molho bechamel, azeitonas e parmesão.
niveralice2011

Voltando ao vinho, na boca mostrou austeridade com certa jovialidade, indicativo de mais alguns bons anos pela frente. Notas de frutas vermelhas, arbustos selvagens, especiarias. Com boa acidez, macio e redondo. Um vinho carnudo sem parecer pesado. Daqueles bons à mesa. Nota 90 pts. O Quinta dos Carvalhais (QC) produz cinco rótulos, na sequência de qualidade, a saber: o QC Duque de Viseu; o QC varietal; QC Colheita; o QC Reserva e o incrível QC Único. Este último ainda pretendo beber por ter sido bem indicado pelo amigo blogueiro Guilherme Lopes, quando lá esteve em Portugal. Clique aqui p/ ver o artigo em seu Blog.