Vinhos: você sabia que…( 5 ) – 1a.temporada

vinsobreVinhos: você sabia que… existem diferenças entre vinho botritizado, fortificado, licoroso e de colheita tardia!

Sim. Essas diferenças são sutis mas existem de fato. O que há em comum entre eles é que todos são vinhos de sobremesa.

O Botrytis Cinerea é um fungo que ataca as videiras quando em maturação e as torna secas pela ação da retirada do sumo interno das bagas. O fungo surge normalmente em plantações úmidas e frias, e causam o que os cientistas chamam de “podridão cinzenta”, cujos sintomas são: bolor (mofo) cinzento nas cascas e desidratação das frutas, tornando-as enrugadas e sem vida. Para saber um pouco mais sobre a botrytis e a podridão “nobre”, leia o artigo 6 da série, na próxima semana.

Na lista a seguir temos alguns vinhos de sobremesa mais conhecidos.
* Botritizados: os lendários Tokajs (Hungria), os Sauternes (França), Ausbruch (Áustria) e o famoso Château d’Yquem (França).
* Fortificados: Porto (Portugal) e Jerez (Espanha). São obtidos com adição de álcool vínico e normalmente atingem mais de 20% de volume alcoólico.
* Licorosos: Marsala (Itália) e Madeira (Portugal). Muito usados como digestivos, e também na culinária.
* Colheita tardia: Icewines (Canadá) e Vinhos Santos italianos. Seu fabrico se dá pela colheita [tardia] das uvas meses depois da vindima normal, quando os bagos encontram-se quase em estado de passas – não necessariamente atacadas pelo botrytis, mas geralmente em extremo processo de amadurecimento.
* Demais vinhos doces: existe ainda a categoria de vinhos usuais de sobremesa, produzidos em várias partes do mundo, obtidos a partir da manutenção de parte do açúcar residual pela interrupção da fermentação. Usualmente acabam por atingir níveis normais de álcool (12%) ao final do processo vínico.


Quer dar mais elegância ao seu jantar, sirva um vinho de sobremesa. Seja qual for seu gosto, pratique este hábito e termine suas refeições com um final de gala. Saúde!

Até um novo artigo da 1a. temporada da série “Vinhos: você sabia que…(6)”.