Clos Ouvert Otoño 2007

otono1Vinho chileno do vale do Maule, feito das uvas C.sauvignon (15%) Carignan (15%), Carmenére (35%), Shiraz (20%) e País (15%). Produzido por enólogos franceses da região de Anjou em uma propriedade que possui vinhas originais com mais de 100 anos de idade, poupadas da filoxera. As vinhas são conduzidas segundo os princípios da biodinâmica, e um mínimo de SO2 é adicionado no engarrafamento para que as garrafas possam ser exportadas. Os enólogos são parentes do falecido mestre de Beaujolais, Marcel Lapierre.

A colheita é manual e as uvas são prensadas suavemente, seguidas de maceração otono2carbônica por 3 semanas. A fermentação ocorre com controle de temperatura e uso de leveduras indígenas. Passa por barricas de carvalho francês (12 meses) de segundo e terceiro uso (75%) e em tanques de inox (25%). Após o amadurecimento, é feita a mistura e engarrafado sem filtragem.

O vinho tem a cor bem turva (o que pode parecer defeito para alguns), com aromas de brett e defumado (que aprecio), mas o que incomodou foi o mentolado e a alta extração. Faltou sutileza.