Vinhos: você sabia que…( 6 ) – 1a.temporada

botry1Vinhos: você sabia que… o botrytis cinerea é o fungo responsável pela melhor praga da agricultura, conhecida na vinicultura como “podridão nobre”!

Não é bem assim que ocorre com outros frutos atacados pela botrytis. Longe disso. Ao atacar frutos como morangos, pimentões, cebolas, a botrytis dizima as plantações, não deixando outra opção aos agricultores senão a lata de lixo. Mas felizmente na vinicultura a história é inversa e o homem se beneficia desta maravilhosa “doença”, controlando seu ataque ao colher as uvas infestadas de acordo com o processo vitivinícola empregado, resultando em vinhos maravilhosos e entre os mais caros da história mundial. O grau de cuidado na colheita das uvas é tamanho que pode levar até 45 dias para finalizar todo parreiral, pois as retiradas são executadas semanalmente e somente dos bagos infectados, deixando os demais expostos ao ataque do fungo, para depois colhê-los. (ver fotos).

Conta a história que o primeiro uso de uvas apodrecidas pelo fungo botrytis, para confecção de vinhos, ocorreu por acidente devido a necessidade. Em meados do séc. XVII (1650), na Hungria, o Império Turco-Otomano invadiu as terras húngaras e levou aos conselheiros do Estado a adiar a colheita das uvas para não enraivecer os turcos (que são islâmicos), cuja religião condena o cosumo de álcool. Assim, as uvas ficaram expostas e foram infectadas pelo fungo. Passados dois meses da vindima e para não perder a safra a solução foi esmagar os cachos contaminados separadamente, para depois adicioná-los ao mosto das uvas sãs. No ano seguinte, na Páscoa, o resultado do processo foi um “milagre”, pois a bebida era um néctar divino. Até hoje a colheita p/ este tipo de vinho é realizada só no dia 28 de outubro, festa de São Judas. Assim, a França e Alemanha também passaram a produzir vinhos doces botrytizados, que logo foi apelidada de “podridão nobre”!botry

Nos vinhos botrytizados, o botrytis cenerea inibi as leveduras, e pode levar a fermentação a se completar em até um ano! Isto explica a complexidade e beleza desses vinhos e os altos preços alcançados pelos melhores produtores. Os mais famosos vinhos botrytizados conhecidos são: Sauternes, Château d’Yquem e Monbazillac (França), Tokajy Aszú (Hungria), Trockenbeerenauslese e BA (Alemanha), Cotnari (Romênia) e Ausbruch (Áustria).

Deseja acompanhar os outros artigos do seriado? Basta clicar nos links para aumentar seu conhecimento de vinhos, de forma prazerosa e sem complicações. Reveja todos os “episódios” desta 1a. temporada.  😉

Vinhos: você sabia que…(1) – para que serve o punt, no fundo das garrafas?
Vinhos: você sabia que…(2) – existem catorze tamanhos oficiais de garrafas.
Vinhos: você sabia que…(3) – a enxertia foi usada primeiramente na vinicultura.
Vinhos: você sabia que…(4) – o vinho do Porto foi a 1a. denominação de origem existente.
Vinhos: você sabia que…(5) – existem diferenças entre os tipos de vinhos de sobremesa.

Esta primeira “temporada” encerra-se com 10 artigos, portanto, não perca nenhum tema e atualize-se aqui no DCV.