Cabernet Franc em estado puro!!!

couly1Vinho tinto do Loire, da região de Chinon, biodinâmico, feito pelo reconhecido produtor Couly-Dutheil. O vinho em questão vem de um vinhedo de apenas 5 hectares que foi adquirido pela família em 1951. As videiras são muito antigas, algumas delas centenárias. Feito 100% de Cabernet Franc, esse vinho 2005 só foi engarrafado no verão de 2010, depois de passar 20 meses em carvalho.

O produtor tem tanto cuidado com esse exemplar que mesmo passando esse tempo em madeira, em momento algum ela se sobrepõe. A fruta é franca, o frescor juvenil e apesar da cor intensamente escura mostra uma predisposição gastronômica incrível. Fico imaginando esse vinho com uma galinha d´Angola…

Esse é um vinho que ainda tem muito tempo de vida, diria mais uns dez anos. Hoje couly2apresenta aromas esfumaçados, couro e bela acidez. Graças ao garimpo do sommelier Guilherme Corrêa (Decanter) podemos agora encontrar esse vinho no Brasil. Não é o top do produtor, é um abaixo, mas recomendo a compra dele se o objetivo for ter prazer. O Clos de L´Echo Crescendo 05 (top) ainda está muito novo, é um vinho que dura uns 40 anos e seria um vinho para guardar. Considero esse exemplar um dos melhores Cab. Franc disponíveis no país, uva que nós brasileiros não temos muito costume em provar. Quem quiser conhecê-la em estado puro, da origem, sem maquiagem, compre esse vinho. Em Brasília na Decanter (antiga Portofino-SCLN 308 bl D loja 59, tel 3349 1943)