Montrachet Magnum 98 com Lagosta!!!

Toda vez que tomo um Montrachet (essa é apenas a quarta vez que bebi um), me impressiono como esse vinho branco consegue ser diferente de qualquer outro. Dizer que esse vinho tem cor bem amarelada, de ouro, com aromas de damasco, tangerina, mel, uva botritizada… Encorpado, denso, untuoso… Presença redonda de carvalho, acidez na medida, equilibrado… Tudo isso é pouco para descrevê-lo. Para traduzi-lo ao pé da letra tem que prová-lo, pois apesar de tentar esmiuçá-lo percebo que não é possível colocar em palavras o sentimento que esse vinho passa.

lagosta3lagosta4

 

Montrachet Remoissenet Père et Fils safra 1998 garrafa Magnum. O Domaine Remoissenet compra as uvas do Domaine Baron Thénard em Montrachet, vinifica e engarrafa em seus domínios. Portanto é um vinho de negociant, o que não é nenhum demérito no caso desse vinho. As vinhas do Baron de Thénard são vizinhas às do Domaine de La Romanée-conti, na porção Chassagne-Montrachet de Montrachet. São duas parcelas separadas ocupando 1,83 hectares do total de 8,0 hectares de toda região. As vinhas foram replantadas em quatro etapas entre 1936 e 1976 e também fornecem uvas para os Montrachet outros dois negociants Sauzet e Verget.

lagosta2lagosta1

 

Esse vinho foi escoltado por uma fantástica lagosta preparada com todo conhecimento de um dos melhores cozinheiros do Brasil, Francisco Ansiliero, o Dom Francisco. Caudas de lagosta ao thermidor (com ingredientes de primeira linha como mostarda de Dijon original e um molho bechamel delicioso). Foi a melhor lagosta ao thermidor que já provei. Macia, temperada e um detalhe muito importante: quente até o final. Divina.

lagosta5