Confraria Amicus e um vinho Innominabile

av-02mar1abNesta última semana a Confraria Amicus Vinum fez sua primeira reunião de degustação, abrindo os trabalhos do ano. O tema estava livre e foi organizado pelos confrades Renzo e Adroaldo. Estiveram presentes dez confrades e um casal convidado Mário e Geane. Participaram da degustação: Adroaldo, Antonio (este Editor), Bodani e Marina, Marcelle, Maia e Emmily, Marcelo e Tânia, e Renzo. Com o trabalho impecável da sommeliére Ana Clara, do restaurante Gero, tudo saiu conforme planejado e a sequência dos vinhos foi muito bem montada.

Vinhos degustados na ordem de serviço: Alvarinho Quinta do Gomariz 2007 (branco) – ofertado pelo confrade Adroaldo; Chateau des Jacques Louis Jadot 2009 (gamay); Villaggio Grando Merlot 2007; Chateau Bois Pertuis Bordeaux 2009; Sherazade Donnafugata 2010; e Villaggio Innominabile 20?? …Opáh, cadê o ano deste último? Os vinhos da Villaggio foram surpresas trazidas pelo confrade Renzo, que queria testá-los junto aos amigos. Pois bem, foi exatamente esta ampola que me intrigou ao não encontrar a safra estampada na garrafa. Minhas preferências nesta noite de degustação ficaram por conta da deliciosa Sherazade, digo, delicioso [risos], um tinto da Sicília feito da uva Nero d’Avola, com muito frescor (Nota: 88 pts), e do branco Alvarinho Gomariz, que mostrou um complexo bouquet e ótima citricidade no paladar (Nota: 87 pts).

av-02mar3aav-02mar6aav-02mar4a

Falando sobre o Innominabile, informações colhidas no próprio site da vinícola, lá verifiquei que se tratava de um vinho multisafra, ou seja, elaborado com safras dos anos 2004,2005,2006 e 2007, e engarrafado em 2008, passando antes 180 dias em barricas. Nota 83 pts. A vinícola, inclusive, trabalha com alguns diferenciais como: altitude alevada (1.300 m) e colheitas tardias, normalmente batendo os meses de abril e maio (casos raros para as bandas do Brasil). Além do mais o vinho é um assemblage de seis uvas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Pinot Noir e Petit Verdot. Interessante notar o grau de “coragem” em se fazer um vinho desta natureza, senão, se com uma única safra já é difícil o controle da vinificação, imanginem controlar quatro safras de anos seguidos. Lembro-me bem de que apenas grandes vinhos como o Vega Sicilia (Espanha) se dão ao luxo de produzir desta forma, cujo exemplar é o laureado Vega Único RESERVA multisafrado. Esta vinícola Villaggio fica em Herciliópolis, Santa Catarina, uma nova região que desponta no País para produção de bons vinhos. O vinho pode não ser “inominável” em sabor mas definitivamente interessante de ser provado.