Salvaguarda contra o Vinho importado: alguém deve estar de brincadeira?

grfa2 EDITORIAL ESPECIAL do SITE-Blog DCV

Deu na semana passada no jornal ESTADÃO: “O governo brasileiro quer tornar o vinho importado mais caro ou retirá-lo da prateleira como forma de proteger a indústria nacional. Após analisar as compras nos últimos anos, o governo concluiu que as importações causaram um ‘prejuízo grave à indústria doméstica’ e decidiu abrir uma investigação para imposição de salvaguarda, a medida comercial mais dura no âmbito da Organização Mundial de Comércio (OMC), cujo resultado prático será a imposição de uma quantidade máxima de vinho importado ou aumento dos tributos cobrados na aduana”.

Alguém deve estar de brincadeira
ou nós estamos tendo um pesadelo (snif)??

Juramos que se isto se concretizar, vamos encampar um mega protesto! E olha que somos grandes provadores dos vinhos brasileiros. Para vocês terem uma ideia, um dos editores do DCV, Antonio Coêlho, tem registrado na página “Avaliações” do Blog-DCV mais de 140 vinhos nacionais provados nos últimos 5 anos!

Nem vamos aqui tecer uma ladainha a respeito desta sandice e insanidade, e que enche de revolta os milhões de novos consumidores brasileiros que recém descobriram os prazeres de Baco, pois parece que todos entendem o quão isto é nocivo para a cultura geral do vinho. Só vale lembrar que a justificativa do governo é pretensamente infundada, visto o enorme incremento do consumo de vinho nacional nos últimos cinco anos, que o digam as grandes vinícolas nacionais que alcançam espressivas taxas de 15% de oferta a cada ano e um crescimento real na casa dos 7%. Medo de quê, podem nos responder? Citamos outro importante artigo bem escrito pelo colunista do O Globo, Rodrigo Constantino.

Vejam outras opiniões que compactuam com nosso ponto de vista: Um Papo Sobre Vinho; e Ciro Lila em Enoeventos.

Você que se sente indignado com uma proposta dessas, que se sente traído mais uma vez por estas políticas mercantilistas, faça um favor a você mesmo, mande seu protesto como um Comentário aqui neste fórum. Vamos usar este meio de divulgação para valer nossa vontade. Proteste, escreva e Comente aqui. O espaço está aberto para todos.

Participe do Abaixo-assinado CONTRA AUMENTO DO IMPOSTO IMPORTAÇÃO PARA VINHOS.
Faça sua parte, assine a Petição Pública:  www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N22143

Os Editores:  Antonio Coêlho e  Eugênio Oliveira.