Marc Kreydenweiss do Rhone!

jo13Marc Kreydenweiss é um defensor do terroir e da viticultura biodinâmica. Ele tem feito vinhos sensacionais na Alsácia durante muitos anos e sua família tem trabalhado a terra perto de Andlau por mais de 300 anos.

Em 1999 ele buscou um novo desafio e comprou 14 hectares no sul do Rhone. Desde então expandiu as vinhas para 19 hectares e converteu a propriedade aos princípios biodinâmicos de viticultura e vinificação. Ele possui vinhas de 100 anos que contribuem para incrível profundidade e complexidade desse vinho Perriéres, que é feito de 25% Mourvedre, 25% Syrah, 25% Grenache, 25% Carignan.

Kreydenweiss faz pouco uso de barricas novas, ele quer que o frescor, o brilho e a jo14fruta elegante se expressem. Para isso lança mão de barricas usadas, adquiridas de produtores de primeira linha como Domaine Leroy e Chateau Tertre Roteboeuf.

O Perriéres 2008 que tomei, foi trazido pelo meu amigo Jo, que mais uma vez surpreendeu com seus achados. Vinho bem escuro, quase negro, com aromas de fumo e hortelã, estilo Rhone, meio pesadão, frutas negras e especiarias. Como todos que ele traz, esse tem um mínimo de So2 no engarrafamento. Os vinhos que Kreydenweiss faz na Alsácia são trazidos pela WorldWine, os do Rhone não têm importador no Brasil.