Degustação dos vinhos da Kranz

O DCV promoveu uma degustação, para 15 pessoas, dos vinhos da vinícola Kranz no restaurante Dom Francisco 402 sul. A vinícola tem sede em Treze Tílias/SC e utiliza uvas de vinhedos de 1200 metros de altitude. Supervisionada pelo enólogo francês Jean Pierre Rosnier, doutor em enologia pela Universidade de Bordeaux, faz vinhos diferenciados de excelente qualidade. Os vinhos degustados foram os seguintes:

kranz1

Brut Rosé 2010: cor de cobre, parecendo champagne envelhecido. Levedura, seco e muito fino, sem aquele fim de boca adocicado característico da maioria dos espumantes brasileiros. Foi o preferido da maioria dos participantes. Um brut rosé desconcertante feito de cabernet sauvignon.

Rosé 2010: blend de cabernet sauvignon/merlot tem a cor entre um provençal e um espanhol. Um vinho agradável, mas sem surpresas, talvez falte um pouco mais de acidez.

Chardonnay 2010: Uvas da serra do Marari, sem passagem por madeira, porém com todas as características, como tostado, côco, manteiga. Cor bem amarelada, untuoso e marcante. Um belo chardonnay.

Viognier 2010
: Nariz de querosene, petróleo, lembrando bastante um riesling. Não temos muitos vinhos viognier no país e arrisco dizer que esse foi o melhor brasileiro que provei desta casta, apesar do final ser curto.

Merlot 2008: primeiro vinho lançado pela vinícola tem aromas exuberantes e é muito sedoso no paladar, taninos suaves e redondos. É um vinho muito agradável e fácil de beber.

Cabernet Sauvignon 2008: um cabernet clássico sem surpresas. Ainda um pouco fechado no nariz. Escolha certa para quem aprecia o estilo.

Brut 2011: feito com chardonnay é um vinho para disputar mercado. Muito parecido com vários espumantes brasileiros, inclusive na sensação adocicada no final de boca. Vale dizer que esse foi o único vinho, dentre os degustados, em que havia a sensação de final doce. Todos os outros tem o final seco e levemente amargo, características que muito me agradam e fazem com que se consiga tomar a garrafa até o fim.

kranz2kranz3

A Kranz ainda não tem representante na cidade e a maioria dos participantes queria saber onde adquirir os vinhos. Tomara que em breve tenhamos esses ótimos vinhos da Kranz disponíveis no mercado brasiliense.

kranz4