Quinta da Pellada no Dom Francisco

pellada2Na última 6a.feira (23) participamos da degustação de vinhos da Quinta da Pellada, de Portugal. Foi um jantar de seis etapas, preparado com esmero e precisão pelo Chef do restaurante Dom Francisco (402 Sul), sendo harmonizado com quatro vinhos da vinícola. Além, é claro, do costumeiro carinho de recepção da Giuliana Ansiliero, sócia-proprietária da casa.

Para guiar os degustadores neste delicioso jantar harmonizado, contamos com a presença do próprio enólogo da Quinta da Pellada, Sr. Álvaro Castro, e o importador dos vinhos trazidos pela Mistral, amigo João Bonato.

Vinhos na ordem de serviço:
Quinta de Saes Encruzado 2010: uva Encruzado da região do Dão, resultando num ótimo vinho branco, que combina bem com bacalhau, mas melhor com peixes e carnes brancas. Cor palha/amarelo brilhante. Aromas de torrefação e não muito cítrico. Grande volume de boca. Aberto e alegre. Vinho impressionante à mesa com refeição. Muito prazeroso. Recomendo ter sempre na adega. Nota: 87 pts.
Quinta de Saes Colheita 2007: uvas Touriga Nacional e Alfrocheiro muito bem trabalhadas. Taninos leves e líquido quase translúcido, numa bonita cor violácea. Agrada a muitos paladares e de excelente relação preço/qualidade (nota 86 pts).
Quinta da Pellada 2004: 100% Touriga-Nacional. Vinho intrigante no quesito álcool. Apesar de conter só 13% de volume, parece mais no ataque inicial. Os aromas não surgem na plenitude devido esse aspecto, o que chega a incomodar. Foi decantado por uma hora, mas melhor seria por pelo menos três horas. Vinho límpido e cor róseo-tijolo. Corpo e acidez medianas. Vinho ainda muito novo, merecendo mais uns dois anos na garrafa, pois possui forte poder de guarda (nota 89 pts).
Pape 2006: uma ampola rica em harmonia e estrutura, bem superior ao anterior vinho. Classudo e personalista. Feito das castas T.N. e Baga, o que lhe dá um aspecto mais selvagem, mas muito bem domado pelas competentes mãos do enólogo Álvaro Castro. Um belo exemplar de vitrine da vinícola. Estagia 18 meses no carvalho e sua cor atijolada recebe fios de violáceo. Pape significa a junção de duas Adegas: Casa Passarela e Quinta Pellada. Aromas de especiarias e frutas maduras, num longo fim de boca. Foi harmonizado com perfeição com carrè de cordeiro – a melhor combinação do jantar. Nota 91 pts.
pellada4pellada3pellada1