Ch.Haut-Brion 1999 em noite de Celebração!

A postagem de hoje é sobre celebração. Luiz Miguel, mais conhecido como Kiko, é um grande amigo que divide comigo o gosto pelas coisas boas da vida. Uma delas é o vinho. Nos conhecemos há mais de 28 anos e muito do pouco que sei sobre vinhos, aprendi com ele. Já fizemos cursos juntos, participamos de várias degustações, compramos garrafas em sociedade e invariavelmente as levamos a restaurantes para apreciá-las com boa gastronomia.

haut1

 

Como já disse, aprendi muito com ele. Sua percepção e metodologia de apreciar os vinhos me fizeram trilhar no caminho da observação.

Sábado, 31/03/12 foi seu aniversário e em um ato de generosidade me convidou a compartilhar uma garrafa de Château Haut-Brion 1999. Essa garrafa tem uma história. Lá pelo ano de 2007, quando os vinhos top de Bordeaux não eram caros como hoje, descobri essa garrafa em Nova York e ele, por meio de seus conhecidos, conseguiu trazê-la. Na loja, o vendedor não a encontrava e seu conhecido já havia desistido, quando em uma última pesquisa, dentro daquele sorrateiro armário, por trás de outras garrafas estava essa que bebemos no sábado. O vinho ainda estava jovem, não havia atingido sua plenitude, os taninos estavam bem suaves, mas sua cor ainda era muito viva e voraz. Tenho certeza que já tomamos vinhos mais emocionantes, mas o que importava naquela noite eram a celebração, generosidade e amizade. Um forte abraço meu amigo e muito obrigado pelo convite.