Vinhos Sem SO2 e Alta Graduação Alcoólica

A vinícola chilena Clos Ouvert, administrada por dois franceses sofreu muito com o terremoto de 2010. 70% da produção foi perdida. Louis-Antoine Luyt saiu da sociedade para formar a vinícola que leva seu nome.

Seus vinhos ainda não têm importador no Brasil, porém tive a oportunidade de provar dois de seus exemplares. Ele faz vinhos sem nenhum sulfito, de alta graduação alcoólica e sem filtragem. Em um dos rótulos havia escrito “Puro Vino Generoso”, que em Portugal implica em vinhos fortificados (com adição de álcool) resultando em teor alcoólico de 14 a 18 GL. Como os vinhos são chilenos não sei afirmar se esse processo ocorre nesses exemplares. Contudo não ficaria surpreso, pois o Cot Rouge tem 16,5%, o Huasa Pais 15% e o branco 16,5%.

luyt2

O primeiro vinho degustado foi o Cot Rouge. Cor altamente turva com aromas de cereja e um pouco de estrebaria. Amargor que não deixa ficar enjoativo e nenhum adocicado presente. Lembra muito os borgonhas sem sulfito do Pacalet. Vinho bastante interessante, com decantação altamente recomendada. O vinho tinha 16,5 % de álcool que inicialmente assustou, mas na prova ele não se mostrou agressivo.

luyt1

 

O outro vinho foi o branco feito da uva Moscatel Rosada. Também com 16,5% de álcool e sem sulfito, esse foi o branco de maior teor alcoólico que já provei. Novamente o número impresso no rótulo parecia estar errado, pois o álcool em nada agredia. Esse é um exemplar intrigante. Cor bem amarelada, novamente turvo, com aromas de gengibre e quentão, lembrando muito o chardonnay zero So2 do Marco Danielle.