Vinhos Raros no ´GERO

Noite perfeita em um dos restaurantes mais elegantes da cidade, o´GERO.  O DCV promoveu um jantar com vinhos raros que já não podem mais ser encontrados no comércio e a receptividade foi tanta que as vagas se esgotaram.

gerodcv2

O serviço começou com o couvert (pastas, pães, grissini e as famosas lâminas de abobrinha frita) que foi escoltado por um espumante brut rosé.

gerodcv1

Em seguida foi servida a entrada que podia ser polenta fresca com molho de cogumelos ou com molho gorgonzola. Nesse momento o vinho servido foi o Marques de Riscal Gran Reserva 1997 em garrafa Magnum. O vinho era pura evolução. Cor atijolada, aromas de couro, estrebaria e balsâmico. Corpo médio e prontíssimo, taninos totalmente domados. Belo Rioja.

gerodcv3

O próximo vinho foi o Abadia Retuerta 2000 de Castilla Y León.  Em um estilo já bem mais moderno. O vinho era pura fruta, de cor bem mais viva que o anterior e pelo que percebi foi o que mais agradou a maioria dos presentes.

gerodcv4

O primeiro representante da França, o Bordeaux Haut-Bages Liberal 2002 acompanhou os pratos principais que podiam ser escolhidos entre o Risoto de açafrão com aspargos e molho de lingüiça regado ao parmesão fresco ou Escalopes de vitela ao molho rôti com fettuccine ao molho branco. Vinho mais tânico da noite, com aromas mentolados e de cassis, foi o predileto de alguns.

gerodcv5

Ainda durante os principais foi servido o chateauneuf du pape Clos des Papes 2003. Vinho mais jovem da noite composto primordialmente de Grenache.  Essa cepa com menos de 14% de álcool não resulta em vinhos interessantes e esse exemplar, de uma das safras mais quentes da Europa, marcava 14,5%. O vinho estava denso com muito chocolate, café e uma licorosidade que lembrava bastante um vinho do porto sem o seu excesso de álcool. Além de finalizar o jantar, combinou muito bem com uma das opções de sobremesa que foi a Torta mousse com três chocolates, branco, ao leite e meio amargo.

gerodcv6

Gostaria de agradecer a todos os presentes que tornaram essa noite adorável e  a toda equipe do ´GERO que continua com o melhor atendimento da cidade. Até a próxima.