E continua a maior expedição de vinhos do planeta – WWA

wwa1
“…Retomamos o caminho dos vinhos após dois meses de espera pela chegada do motorhome nos Estados Unidos, e começamos nossa maratona etílica pela região de Santa Barbara, Califórnia…”
. E assim começa o recente artigo postado no Site do WWA, que o DCV está acompanhando de perto. Vejam abaixo a segunda parte da entrevista cedida ao DCV, pelos desbravadores Horácio, Curuma e Natália, cuja primeira parte já foi publicada antes deles transportarem o trailer por navio ao EUA (clique aqui).

DCV: Quanto tempo durará a expedição?

WWA – “Dois anos e meio. Janeiro de 2012 a junho de 2014.”

DCV: Ficamos curiosos como é feito o transporte do motor home de um continente a outro? A operação é complexa?

WWA – “Conforme explicado anteriormente, o motorhome será colocado no navio e a família Barros vai de avião. A operação de deslocamento do motorhome em navios é complexa e nem sempre o planejado ocorre, pois a diferenças de datas de chegada a cidade portuária com a chegada do navio. Além, como a carga é especial, e o motorhome não cabe em um container, o espaço necessário é maior, bem como o custo. Perdem-se muitos dias para arrumar a papelada tanto para embarque como para o desembarque.

DCV: até o momento (25.000 Km percorridos), quais os maiores “apertos” durante o percurso?

WWA – “A 1ª fase, América do Sul foram 20.200 km. Em termos mecânicos quase não tivemos problema porque o chassi da IVECO era zerado e ele se comportou de maneira brilhante, sem necessidade de manutenção por problemas na estrada. Uma das grandes vantagens de nossa parceria é que dos 24 países escolhidos de nossa rota a IVECO tem fabrica e concessionárias em 22 deles. E, as paradas de manutenção programada já estão definidas pela IVECO.Também não passamos nenhum perigo ou acidente nas estradas, exceto a perda de uma janela do motorhome com o forte vento da Patagônia.

DCV: Vocês são os primeiros no mundo a executar esta façanha? Existe previsão para registro no Livro dos Recordes (GuinnesBook)?

WWA – “Em termos de projeto voltado para dar a volta ao mundo, em um motorhome com a meta de visitar países produtores de vinhos somos o primeiro. Um brasileiro já percorreu 40 países em um motorhome, mas sem considerar este foco.

DCV: por fim, vocês gostariam de deixar alguma mensagem aos internautas leitores do DCV, aos enófilos que acompanham esta fantástica aventura, que entrará para história da enologia brasileira e mundial?

WWA – “Após a divulgação do nosso site os comentários dos internautas, amigos, enófilos, enólogos e formadores de opinião foram excelentes e gratificantes mostrando que estávamos no caminho certo. Recordo que foram centenas de comentários de inveja branca”. O recado que eu poderia dar após esta experiência de concluir a 1ª fase do projeto, América do Sul é de que é perfeitamente possível realizar os seus sonhos. Muitas pessoas sonham, mas não colocam no papel, ou seja, não acreditam e não “correm” atrás para viabilizá-lo.