Éléphant Rouge: o vinho de terroir que desejamos

elerougePara este inverno e lembrando de nossas tradicionais festas de São João, vem à mente mostrar mais uma vez produtos da terra; vinhos nacionais, e que valem a pena serem divulgados. Voltei a tomar esta ampola recentemente e a recomendo, sem-medo-de-ser-feliz. Um nacional autêntico, de terroir! E o preço, Antonio? Não se preocupem, honestidade até neste quesito de terroir: 40 mangos, muito bem pagos e com gosto de comprar mais. Mas infelizmente não para todos – e nem por isso o produtor “baixou o nível” e sucumbiu às especulações do mercado – pois sua produção é de autor.

Estou falando de um exemplar digno do Brasil, cuja produção é tão esmerada quanto artesanal (apenas 2.000 grfs/ano). Seu nome é Éléphant Rouge 2008. Um vinho fácil de beber e de ótima performance, para o preço pra lá de honesto! Produzido pelo francês Jean C. Cara, radicado no Brasil, e que optou por imprimir um estilo europeu em suas ampolas fabricadas no RS. Acertou em cheio e também na mão. De cativante aroma, na boca confirma elegância e delicioso sabor. Um corte inusitado mas muito bem integrado:bruscheta1Cabernet, Merlot e Pinotage. Onde achar: diretamente na vinícola – www.elephantrouge.com.br.

Uma decoberta do site DCV e que orgulhosamente ganhou fama pelo País (ver artigos anteriores). Não perca esta oportunidade deprová-lo. Desta vez provei-o com uma deliciosa bruschetta pessoal coberta com caponata legítima italiana também de minha autoria. Mas outra boa combinação com o vinho é uma fondue de carne, ou uma boa carne grelhada.