Minimus Anima 05 – Vinho Brasileiro de Alta Qualidade

Vinho brasileiro de emoção, qualidade, caráter e sofisticação. Cor púrpura, de aromas cozidos e gosto agradavelmente amargo; passando longe daqueles sabores “jammy” tão comuns nos dias atuais.

minimus1

Esse exemplar já começa inusitado no corte elaborado com 70% de Cabernet Sauvignon de colheita supertardia, parcialmente passerizada e 30% de Alicante Bouschet bem madura. Isso resultou em um vinho original, provocante e curioso que leva a meditação. Baxíssimo uso de SO2, apenas 45 mg/l, quando o permitido por lei no Brasil é de até 350mg/l (Na Comunidade Européia os limites são de 160mg/l para tintos e 210 mg/l para brancos).

minimus2

Nessa época Marco Danielle não utilizava carvalho na produção de seus vinhos e isso aportou uma elegância poucas vezes vista em um vinho brasileiro, que em sua maioria tenta copiar os vinhos chilenos e argentinos, saturados de carvalho novo. Como já disse, a fruta no nariz é cozida, aromas de canela e cravo, na boca o vinho é levemente amargo, com taninos totalmente agradáveis, sem aspereza. Infelizmente esse exemplar já esgotou há tempos e só quem teve método, disciplina e paciência para guardar uma dessas garrafas poderá desfrutar o prazer que um vinho emocionante como esse pode propiciar.