Aquavit, o restaurante mais exclusivo de Brasília


O Aquavit é o restaurante mais exclusivo e agradável da cidade (confira o site do restaurante aqui). Localizado no Setor de Mansões do Lago Norte a 30 km da rodoviária, funciona em uma casa à beira do lago Paranoá projetada pelo chef/proprietário Simon Lau. Com pé direito alto e parede de vidro de frente para o lago, o cliente tem uma das mais belas visões da cidade enquanto aprecia o menu.


O cardápio é mensal, desenvolvido pelo chef e sua equipe. Funciona assim: a cada mês é sevido um menu que o cliente pode escolher entre 03, 04 ou 05 pratos, harmonizados ou não com vinho. Antes de entrar na carta é feito um teste com alguns convidados para ver o que vai funcionar. Nesse soft-open são testados de 03 a 04 vinhos por prato, para ser escolhido o que mais harmoniza com o mesmo. Não tenho notícia de outro restaurante na cidade que faça esse tipo de trabalho, logo, aquele vinho que está sugerido ao prato não está lá à toa, ele venceu, às cegas, outros três concorrentes. O DCV esteve lá e conferiu a prova.


O chef Simon Lau é um dinamarquês que está há 25 anos no Brasil e alterna menus contemporâneos com brasileiros. Seu restaurante já foi chamado de Noma brasileiro pelo jornalista de O Globo, Bruno Agostini, que esteve aqui ano passado participando da Vinum Brasilis e ficou encantado com sua cozinha, confira a reportagem aqui.