Sottano e Judas em Brasília

Mais uma vez o restaurante Francisco, do Clube ASBAC (Brasília), foi palco de excepcional degustação. Desta vez o mestre sommelier Paulo Kunzler trouxe os vinhos da bodega argentina Sottano. Foram apresentados cinco rótulos da marca pelo representante Sebastian Olalla. Para vocês terem uma ideia a bodega faz parte do distrito de Perdriel, na Argentina, reconhecido como uma das melhores regiões de Mendoza.

Contando com vários participantes conhecedores “de peso” como, Rodrigo Leitão (Blog do Rodrigo), Liana Sabo (Jornal Correio) e o próprio Chef Francisco, os vinhos agradaram pela consistência e elegância, algo já notado por este Editor que vos escreve. Aliás, a escolha desta vinícola foi mais um achado do amigo kunzler, que na minha humilde opinião é um dos maiores “faros” para grandes vinhos de Brasília.
As provas das ampolas estão abaixo comentadas. Vamos a elas:

1. Sottano Clássico Cabernet 2011: aberto, frutal, leve cassis. Cor violáceo e médio corpo, com poucos taninos. Passa 8 meses em barricas, que lhe dá boa estrutura e sabor. Preço: R$ 27,00.
2. Sottano Reserva Cabernet 2009: um nível acima do clássico. Aromas ainda fechados de ameixa e estrebaria, com especiarias. Cor atijolado com halos violeta. Corpo de médio p/ pesado. Bons taninos lhe dão uma evolução para mais cinco anos, fácil. Um excepcional vinho para faixa de preço: 41 reais. Incrível. Dá para comprar em caixas. Após meia hora na taça o Chef Francisco observou a espantosa evolução na complexidade dos 12 meses de barricas.
3. Reserva de Família Malbec 2008: ainda alcóolico merecendo mais de uma hora de aeração. Mas mostrou a força da elegância dos Sottanos, que com ótima estrutura e harmonia agradam logo de cara. Aroma predominante terra molhada com taninos deliciosos pela maciez. Impressionou o longo final de boca. Preço imbatível de 71,00!

4. JUDAS Malbec 2007: o nome foi dado devido a uma curiosa história que um dos irmãos da bodega produzia o vinho experimentalmente sem contar aos demais membros da família. Daí quando descobriram o batizaram de Judas. O melhor produto da Sottano, só feito com videiras de mais de 75 anos, com reduzida tiragem: apenas 5.000 gfs/safra. Um vinho fabuloso, muito estruturado e elegantíssimo, nada lembrando os clássicos malbecs argentinos de outrora. No estilo bordalês, esbanja harmonia entre taninos e carvalho. Avaliei com 93 pts. de altíssimo nível. Uma agradável DESCOBERTA! Preço pra lá de bão: 174 reais na revenda MaxBrands.