Aquavit recebe Convidados na Vinum Brasilis

O Aquavit é o restaurante mais exclusivo de Brasília. Fica a 30 km do centro da cidade, em uma mansão que só funciona para o jantar de quarta a sábado. O chef é o dinamarquês Simon Lau que já foi eleito o melhor da cidade algumas vezes. O cliente consome o menu que estiver em cartaz, podendo optar por três, quatro ou cinco etapas, harmonizado com vinho ou não.


A mansão é bela, com uma vista inigualável da cidade. Durante o dia o visual é mais bonito ainda, mas pelo fato de só funcionar à noite os comensais ficam privados da paisagem que inclui um por do sol que chega a ser dramático ao entrar pela sala de vidro. A única forma de desfrutar esse por do sol é participando do menu “Festa de Babette” em que o restaurante passa o filme ao entardecer, antes do jantar. Por falar nisso, esse menu está de volta (apenas uma vez ao ano) dos dias 12 a 15 de Setembro em sua VIII edição. É necessário reservar com antecedência.

Foi nesse clima de exclusividade que o restaurante recebeu a imprensa que esteve em Brasília cobrindo a Feira de vinhos Vinum Brasilis. Aproveitamos a ocasião para fazer uma degustação dos primeiros 08 vinhos da vinícola Tormentas, em que estavam presentes vinhos de baixíssima tiragem, como o Tormentas 2004, que só houve 141 garrafas. Esses vinhos foram cortesia de Luiz Cola/ES que generosamente os dividiu conosco. Veja a cobertura da degustação em: http://www.vinhosemaisvinhos.com/2012/08/impressoes-da-inedita-e-historica.html

Fomos recepcionados com toda atenção e cordialidade pela equipe do Aquavit que nessa noite nos brindou com o menu de 4 etapas. Foram elas:


Mexilhões em sua gelatina com Salsinha, Folhas Verdes, Croutons e Vinagrete.


Pirarucu Defumado com Maionese de Tucupi, salada de batata e croquete de pirarucu.


Costela de Cordeiro e Tian de Verduras, nhoque de mandioca à salvia e redução de cordeiro.


Pudim de leite Clássico, ameixas assadas com baunilha e espuma de amêndoas.

Aquavit (www.restauranteaquavit.com) tel. 61- 3369 2301 – Funciona de quarta a sábado à partir das 21:00. Fotos: Luiz Cola, Oscar Daudt, Eugênio Oliveira.