O copo para degustar Champagne mudou!

A degustação de champagne e espumantes vêm mudando ao longo do tempo. Prova disso é que o copo adequado a esse estilo de vinho foi o que mais sofreu alteração.

flute3

Inicialmente o copo aberto e raso era o usado para servir champagne no século XVIII e foi utilizado até os anos setenta. Não era um copo adequado, por armazenar pouca quantidade de vinho, permitir que o líquido esquentasse rapidamente pelo contato com as mãos e facilitava o dissipar das bolhas; esse era o grande apelo desse copo – deixar o degustador sentir o espocar das bolhas no rosto ao beber.

flute1

Posteriormente esse copo foi substituído pelo chamado Flute (flauta), que possui um cabo alto, bojo comprido e estreito e tem a finalidade de preservar o gás carbônico o maior tempo possível, garantindo assim a persistência do perlage (aquela fonte de bolhas que ficam subindo do fundo do copo).

flute2flute4

Hoje isso está mudando novamente. Os copos Flute estão sendo substituídos por copos mais abertos, que permitem uma melhor apreciação dos aromas; o que fica prejudicado nos copos de bojo comprido e estreito. Os fabricantes já têm feito flutes adaptados, mantendo o cabo alto, bojo comprido, porém mais aberto que os tradicionais. Todavia, muita gente (eu me incluo) prefere os copos de vinho branco (ex: copos de Sauvignon Blanc) para apreciar champagne, pois eles enaltecem os aromas em relação às flutes (mesmos as adaptadas), permitindo maior prazer sensorial; principalmente em relação aos champagnes de safras antigas, em que o perlage já não é tão intenso e ao bebê-lo em taça flute o potencial aromático acaba sendo prejudicado.