Vertical de Sassicaia

O Sassicaia é um vinho italiano inovador. Durante vinte anos, o Marquês Mario Incisa della Rocheta, proprietário da Tenuta San Guido, produziu o vinho sem comercializá-lo.

sassicaia1

Originalmente era consumido por amigos e pela família, e às vezes vendido a particulares. Foi quando no fim dos anos 70 o filho do Marquês, Nicolò, conseguiu persuadir o pai a comercializá-lo com assessoria profissional dos primos Antinori. A Tenuta San Guido, hoje é propriedade do neto do Marquês, Piero Incisa Della Rocchetta que acumula a função de gerente de exportação. O vinho foi o primeiro italiano envelhecido em barricas e foi também o primeiro vinho italiano a receber máximo louvor no periódico do Robert Parker (safra 1985). Normalmente é composto de 85% cab.Sauvignon e 15% cab.franc.

sassicaia2

Pude participar de uma vertical desse vinho a convite do amigo Celso Jabour e seu filho Guto. Estavam presentes as safras 79,81,02 e duas garrafas do 08. As safras 79 e 81 ainda continham o dizer “Vino da Tavola” estampado no rótulo. Nessas duas primeiras safras os vinhos já estavam bem evoluídos, com cor atijolada e aromas terciários (de guarda) de frutos secos, fumo, couro, balsâmico. Na boca quase não havia mais taninos, facílimos de beber e até meio amedrontadores quanto a uma possível guarda. Estavam na hora de serem consumidos.

sassicaia3

Em seguida partimos para o 2002. Esse já apresentava um perfil bem distinto, com taninos presentes e macios, cor rubi brilhante, sem nenhuma turbidez e aquele nariz de terra molhada que todo Sassicaia no auge tem. Foi o meu preferido. Seguimos para as duas garrafas finais do 2008. Ainda longe do seu apogeu, tem a cor mais púrpura, aromas de pimenta verde, violeta e muito tanino (principalmente quando tomado ao lado dos mais antigos). Vinho para guardar. Os supertoscanos (o Sassicaia é um) não são vinhos que envelhecem tão bem, devem ser tomados até 10 anos da colheita e essa vertical corroborou esse pensamento.