Lunta, uma incrível barbada!

Para acompanhar uma Bruschetta a Caponatta, feita rapidinho hoje, abri um daqueles vinhos do segundo lote de argentinos de autor; produzidos em pequenas vinícolas artesanalmente – que já havia comentado aqui no DCV, com enorme prazer (clique no artigo).

                    Lunta1w           Lunta2w

 

O vinho era um LUNTA Malbec 2009. Há pelo menos dois anos venho fugindo da produção “standarlizada” dos malbecs argentinos, com seus enjoativos banhos de madeira, açúcar e álcool. Tarefa difícil, eu sei, mas tem sido compensadora e de agradáveis surpresas. Este exemplar é de produção da Casa Mandel, feito pelo enólogo Santiago Mayorga, usando vinhedos de pé franco de 60 anos em Lujàn de Cuyo, a 1.000 m de altitude. Apenas 6.500 botelhas, que são extraídas de 65% de barricas francesas, depois de 14 meses de maturação.

Luntaa
A prova foi surpreendente; valeu o garimpo e a pesquisa! Aromas de amora e baunilha, com muito frescor. Algo bem rústico, denotando grande tipicidade. Madeira…? Tão discreta que só acentua a qualidade vitivinícola do produtor. A cor violácea ainda lhe dá alguns bons anos de vida, mas pode ser tomado agora. Inacreditável o preço: apenas 60,00. Minha Nota é fácil, assim como ele, fácil de beber: 89 pts. Coisa de quem sabe o que faz – repetindo o que havia dito no meu artigo acima indicado. Um vinho que vale cada centavo!