Bramito, um grande Chardonnay da Umbria

…continuando na ITÁLIA 2  (sequência do Crognolo).  😉

Da Umbria, ali coladinha no sudeste da Toscana (Itália), vem surgindo brancos expressivos e apaixonantes. É o caso deste branco inconfundível. O Bramìto del Cervo Chardonnay 2007.

Bramitow

Um chardonnay de autêntica alma toscana, e principalmente, de realeza. Criado por nada menos que o “mestre” Marchesi Antinori – quem já ouviu falar de Tignanello ou Solaia, os primos-irmãos do Sassicaia – sabem bem do que estou dizendo. Produzido no Castello della Sala, um castelo de linda arquitetura medieval do século XIV, adquirido pelo clã Antinori em 1940.

Captura de tela 2013-04-23 s 22.39.10        BramitoBacw

A sequência deste chardonnay começou a ser elaborada em 1994, com a primeira safra do rótulo. A prova foi feita acompanhando um Bacalá (bacalhau) em Posta assado ao Forno com Ervas e anis, e batatinhas cozidas, no Papelote. Má, quê!, nem preciso dizer que ficou maravilhoso, pois este branco tinha uma acidez marcante para o peixe em questão. A cor do vinho era amarela com traços dourados muito bonitos. Olfato clássico desta casta, aromático com baunilha e tostado, não muito. Textura agradável e boa complexidade. Completo, ainda mais pela passagem estratégica de cinco meses em barricas francesas de carvalho. Avaliação: 90 pts. Elegância total. E meu Bacalá agradeceu.  🙂