Taurino Riserva 1998, o vinho do prazer!

…novamente na ITÁLIA (3)

Um verdadeiro ACHADO do DCV.  🙂

Um vinho de sabor celestial para um encontro de Astrônomos [risos].
 
 TAndro1
 
Taurino Riserva 1998 é um vinho perfeito para o prazer hedônico. Inacreditável como uma ampola de apenas 15 dólares pode ser tão boa a ponto de ganhar meus 91 pts, fácil. O vinho estava íntegro quando aberto. Aromas terrosos, tabaco e leve herbáceo. Na boca, surpreendeu. Super macio e bem estruturado apesar dos 14 anos de idade! Este INCRÍVEL vinho é composto de: 80% Negroamaro e 20% Malvasia Nero, e são da Puglia, litoral leste da Itália, costa da Mar Adriático. A vinícola é a Salice Salentino, cuja produção iniciou-se em 1976.

Além de tudo, ele se saiu muito bem com a refeição – no caso, um jantar com o amigo astrônomo Paulo Fernandes, provando uma deliciosa lasanha da fábrica de massas artesanais San Felice (na 412 Norte, BsB-DF). O encontro, regado a este delicioso vinho, foi com objetivo de iniciarmos um projeto de pesquisa astronômica na caça de meteoros, determinando suas altitudes. 

AMeteorPrlX 

Funciona assim (gráfico acima): cada um de nós observa os meteoros no céu noturno em dois postos de observação separados por 100 Km. Depois, juntamos os dados e encontramos a coincidência de avistamento para um mesmo meteoro. Daí, por um método matemático chamado paralaxe, ou triangulação esférica, conseguimos calcular a que altitude passou aquele meteoro avistado no céu. Simples, né?! Bem, é sempre bom deixar claro que a observação astronômica jamais vai combinar com o consumo de vinho (álcool!), certo, mas para aproximar os amigos da Astronomia e da Enogastronomia, ah, isso vai.  😉