Chateau Yvonne na Millésime-Bio 2013

Na feira Millésime Bio 2013 tive a oportunidade de conhecer o proprietário de um dos vinhos que mais admiro que é o Chateau Yvonne do Vale do Loire. Mathieu Vallée também é o enólogo do Yvonne e grande admirador da música brasileira. Ele toca saxofone e cantarolou várias melodias de bossa nova quando soube que eu era do Brasil.

ch.Yvonne

A propriedade faz três vinhos tintos, todos Saumur-Champigny: L´Île Quatre Sous, La Folie e Château Yvonne, e também faz um branco que é o vinho principal da casa. O Saumur Château Yvonne. Os tintos são feitos de Cabernet Franc e o branco de Chenin Blanc.

ch.Yvonne1

O Château Yvonne branco teve sua primeira safra em 1997 e é um vinho que envelhece em madeira nova. Esse fato aporta uma grande quantidade de carvalho ao vinho que pode confundi-lo com um chardonnay potente quando jovem. Foi exatamente essa potência que estava representada na safra 2011 que Mathieu serviu na feira. Como já tive a oportunidade de provar as safras 05, 07 e 09, sei que com o passar do tempo esse toque de carvalho amansa e evidencia a mineralidade e o cítrico, também constantes na juventude.

ch.Yvonne3

As vinhas são conduzidas de maneira orgânica e os vinhos tintos não têm necessidade de envelhecimento como o branco. São vinhos gastronômicos com um toque de pimenta verde e bastante suculentos. Mathieu me disse que há safras antigas do Ch. Yvonne branco, mas só para os amigos que vão visitá-lo na propriedade. O Château Yvonne participou da feira em um estande coletivo, de um grupo em que ele faz parte, chamado Vini Be Good. Nesse estande também pude conhecer outros vinhos muito interessantes de Fabrice Gasnier e Catherine et Pierre Breton.

ch.Yvonne2

Infelizmente o Ch. Yvonne é mais uma daquelas preciosidades sem importador no Brasil.