Aliança Palmela 1999 regando a noite entre amigos

Essa noite foi outra daquelas pra degustar devagarzinho, na companhia de grandes amigos, ao som de Jazz, comida de primeira, e claro, regado ao embalo dos vinhos. O reencontro dos casais Alexandre Bodani e Marina, junto comigo e Márcia, foi uma ode à amizade. O local escolhido foi o Restaurante POBRE JUAN (BsB,DF), que continua impecável na qualidade. O calor humano no recinto nem dava trela para o friozinho de fora, pelo contrário, ajudava a tornar o papo super agradável.

Palmela1999

Levamos dois vinhos de nossas adegas. O primeiro que foi aberto era o Alicança Particular Palmela 1999. Mais uma vez outro daqueles clássicos portugueses, que só eles sabem fazer! Adoro estes vinhos – lembram a terrinha, e sempre são lonjevos, empolgantes e inacreditáveis SURPRESAS. Assim é por exemplo o Porta dos Cavaleiros Dão, entre outros. Vinhos que deveriam valer mais apenas pela história e superação por décadas e décadas. Esta ampola havia comprado há quatro anos. Então, como já estava “velhinha”, resolvi arriscar [risos]… O Bodani, grande enófilo, e que considero sagaz provador e entendedor de vinhos – além de também garimpador como eu – não conhecia o rótulo.

O sommelier do Pobre Juan foi perfeito no serviço. Decantamos e esperamos arejar por 1/2 hora e resfriado, lógico. Na abertura, surpresa: ainda tinha aromas; primeiro bom sinal. No nariz não surgiu cheiro de mofo, mas notas leves, suaves, de caramelo e frutas pretas maduras, sem denotar que estava 14 anos trancado na garrafa. Na boca as coisas melhoraram mais. Gostinho de velho apenas no retrogosto, passando do seu ponto ápice – ainda bem que resolvi cessar sua agonia. E ele agradeceu! Tomamos deliciando cada gole, pois restava bom final de boca. Inacreditável para um vinho de tanta idade. Nota: 89 ptsSabores suaves de açucar mascavo e ameixas maduras, com tostados, surgiam a todo instante. Produzem apenas 5000 gfs/ano. Vinho inesquecível!

O segundo vinho da noite foi uma das boas novidades de Bourdeaux importadas ao Brasil, o Château Pérenne Bernard Magrez. Sobre ele estarei postando novo artigo em breve. Por enquanto, continuo agradecendo pela vida e amigos, especialmente o espirituoso casal Badoni e Marina. Uma noite de prima!